Raphaël Graven realizava desafios 'extremos'Reprodução / Instagram
Publicado 20/08/2025 09:57
O influenciador Raphaël Graven, mais conhecido nas redes como Jean Pormanove, de 46 anos, morreu durante uma transmissão ao vivo em Contes, próximo a Nice, sudeste da França. A polícia local determinou uma autópsia para esclarecer a causa da morte.
Publicidade
O caso aconteceu na última segunda-feira (18). De acordo com internautas, o vídeo, exibido no site australiano Kick, mostrou Graven deitado e imóvel sob um cobertor na cama de um quarto, junto a outras duas pessoas. Em certo momento, uma delas atira uma garrafa de plástico contra o streamer, que não reage, segundo o jornal "Le Parisien".
A ministra Delegada para Inteligência Artificial e Tecnologias Digitais da França, Clara Chappaz, classificou o episódio como um "horror absoluto" e destacou que Raphaël foi "humilhado e maltratado ao vivo durante meses no Kick", acendendo debates no país sobre a responsabilização da plataforma no caso.
"A responsabilidade das plataformas online pela disseminação de conteúdos ilícitos não é opcional: é a lei. Esse tipo de falha pode levar ao pior e não tem lugar na França, na Europa, nem em qualquer outro lugar", escreveu em postagem no X, antigo Twitter.
O influenciador acumulava mais de 590 mil seguidores no TikTok e 670 mil na Twitch, outra plataforma de transmissões ao vivo. Ele era conhecido por postar conteúdos de videogames, mas também realizava desafios "extremos". Em alguns deles, Raphaël era alvo de socos, estrangulamentos e tiros de armas de paintball.
Leia mais