Kokichi Akuzawa alcanReprodução / Guinness World Records
Publicado 26/08/2025 11:55 | Atualizado 26/08/2025 11:57
Um idoso de 102 anos e 51 dias entrou para o Guinness World Records ao alcançar o pico do Monte Fuji, a montanha mais alta do Japão, com quase 3,8 mil metros.

O japonês Kokichi Akuzawa se tornou o homem mais velho a realizar a façanha. Em janeiro deste ano, ele chegou a ser internado por insuficiência cardíaca, o que deixa a conquista ainda mais impressionante.
Publicidade


Como presidente do Gunma Mountaneering Club, Akuzawa sobe montanhas quase todas semanas. Em 2022, por exemplo, ele comemorou o 99° aniversário no topo da Nabewariyama, de quase 1,3 mil metros.

Ele já havia escalado o Monte Fuji aos 96 anos. Desta vez, iniciou a rota no dia 3 de agosto. Normalmente, os profissionais levam cerca de seis horas para chegar ao topo, mas, em vez de concluir em um único dia, Akuzawa estendeu a subida por três dias, passando duas noites em cabanas.

Segundo o Guinness World Records, o terceiro dia foi o mais desafiador. O japonês quase desistiu após passar mal devido às condições de alta altitude, mas recebeu incentivo da filha, Motoe Akuzawa, de 70 anos, o encorajou a seguir "um passo de cada vez".

No dia 5 de agosto, Kokichi alcançou o cume do Monte Fuji e assinou o livro de visitantes no Santuário Fujisan Sengen. Ele agradeceu a todos que o ajudaram a chegar ao objetivo.

"Foi difícil e parecia muito diferente da última vez que o escalei. Estou surpreso por ter chegado ao topo. Eu não poderia ter feito isso sem a ajuda de todos. Estou me sentindo satisfeito agora.", disse em entrevista ao Guinness World Records.
Leia mais