Buscas por sobreviventes continuamReprodução/redes sociais
Publicado 01/09/2025 09:19 | Atualizado 01/09/2025 09:19
Um terremoto, seguido por cinco tremores secundários, matou mais de 800 pessoas no leste do Afeganistão neste domingo (31). Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que a terra começou a tremer.
Publicidade
O abalo de magnitude 6 também deixou mais de 2,7 mil feridos, segundo o Ministério do Interior, controlado pelo Talibã. As buscas por sobreviventes continuam nesta segunda-feira (1º).
Veja o vídeo:
As autoridades afegãs alertaram que o número de vítimas deve aumentar à medida que as buscas avançam nas áreas remotas e destacaram que os danos são "muito significativos" em Kunar.

"Nunca vivemos nada parecido", declarou Ijaz Ulhaq Yaad, funcionário da administração do distrito de Nourgal, na província de Kunar. "Foi assustador, as crianças e as mulheres gritavam", explicou por telefone.

Muitas famílias acabaram de retornar ao Afeganistão depois que foram expulsas do exílio no Paquistão e no Irã. Quase quatro milhões de afegãos voltaram ao país.

"Havia quase 2.000 famílias de refugiados que retornaram e pretendiam reconstruir suas casas nesta região agrícola", próxima da fronteira com o Paquistão, explicou Yaad.
Leia mais