O presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs a prorrogação por um ano do tratado de desarmamento nuclear com os EUAAFP
Publicado 22/09/2025 10:13 | Atualizado 22/09/2025 10:16
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs nesta segunda-feira (22) a prorrogação por um ano do tratado de desarmamento nuclear New Start, assinado entre Rússia e Estados Unidos, que expira em fevereiro de 2026.
Publicidade
"A Rússia está disposta, depois de 5 de fevereiro de 2026, a continuar respeitando as limitações quantitativas centrais previstas pelo tratado Start", declarou Putin em uma reunião exibida na televisão.
O documento foi assinado em 2010 para limitar o número de ogivas nucleares que os países podem instalar em mísseis ou armamentos como veículos e aeronaves. No entanto, em 2023, a Rússia suspendeu a participação no acordo, mas prometeu continuar cumprindo com seus termos até a data de expiração.
De acordo com Putin, a medida tem como objetivo evitar uma nova corrida armamentista estratégica e "garantir um nível aceitável de previsibilidade e moderação". Ainda no primeiro mandato, ele tentou pressionar o presidente americano, Donald Trump, a firmar um novo acordo sobre armamentos nucleares, mas não teve sem sucesso.

O anúncio do presidente russo nesta segunda-feira ocorre pouco mais de um mês após se encontrar com o líder dos EUA no estado do Alasca.
* Com informações da AFP
Leia mais