Prefeito de Kiev indicou que entre os feridos pelo ataque russo, havia um adolescente de 13 anosGenya Savilov/AFP
Publicado 29/11/2025 07:39
Um ataque russo com drones contra a capital ucraniana deixou pelo menos um morto e sete feridos na madrugada deste sábado (29), além de danos materiais, informaram as autoridades. Jornalistas da AFP ouviram fortes explosões por volta da meia-noite no centro de Kiev, que o prefeito da cidade Vitali Klitschko atribuiu a Moscou.
Publicidade
"Foi confirmada a morte de uma pessoa", provavelmente "um homem", indicou na plataforma de mensagens Telegram o chefe da administração militar da cidade, Tymur Tkachenko. Ele também reportou "sete feridos, entre eles um adolescente".
Sua administração lamentou posteriormente que o "cínico ataque terrorista da Federação da Rússia" tenha atingido nove lugares de cinco bairros da capital. Trata-se "de uma tentativa por parte dos russos de aterrorizar pura e simplesmente a população civil", denunciou.
O prefeito de Kiev havia indicado antes que entre os feridos havia um adolescente de 13 anos e pediu aos cidadãos que permanecessem em locais seguros. Pelo menos dois edifícios residenciais, um deles de 25 andares, uma casa e vários automóveis sofreram danos, detalharam os funcionários.
No início desta semana, fortes explosões sacudiram Kiev durante a madrugada, enquanto drones e mísseis russos caíam sobre a capital, o que provocou incêndios em edifícios residenciais. As autoridades da cidade informaram que sete pessoas morreram.
A Rússia lançou sua invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022, o que desencadeou o pior conflito armado na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
Leia mais