Publicado 02/12/2025 09:06 | Atualizado 02/12/2025 09:19
A gorila-da-planície Wefa, do Bioparque de Fuengirola, na Espanha, deu à luz diante do público, surpreendendo a todos. Este é o primeiro nascimento da espécie, listada em perigo crítico de extinção, no país em 2025, e o segundo na Europa no ano.
PublicidadeSegundo comunicado do zoo, veterinários suspeitavam que o parto era iminente desde a última sexta-feira (28), pois Wefa apresentava mudanças comportamentais e procurava novos lugares para dormir. Na tarde de sábado (29), as primeiras contrações começaram de forma "rápida e natural".
O diretor técnico do bioparque, Jesús Recuerdo, deu detalhes do momento, que impressionou a todos. "Embora a área interna estivesse completamente preparada para um possível parto, a fêmea Wefa naturalmente optou pelo exterior, sob o sol e em um ambiente que faz parte de sua rotina diária", disse.
Após dar à luz, a gorila rompeu o cordão umbilical e comeu parte da placenta, um comportamento natural dos primatas que dá proteína e energia necessárias para os primeiros dias de maternidade.
Nos próximos dias, a equipe de veterinários implementará medidas específicas para garantir o bem-estar do filhote e de Wefa.
Os profissionais não vão interferir no processo natural, mas monitorarão continuamente aspectos como a amamentação correta do animal, a firmeza com que ele se agarra à pelagem e o desenvolvimento adequado de seu comportamento dentro do grupo.
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.