Publicado 06/02/2026 14:23
Os Estados Unidos acusaram, nesta sexta-feira (6), a China de realizar testes nucleares secretos, logo após pedirem a inclusão do país asiático em eventuais negociações de um novo tratado de não cooperação com a Rússia.
Publicidade“Hoje posso revelar que o governo americano sabe que a China realizou testes nucleares”, inclusive preparativos para testes com potência de “várias centenas de toneladas”, declarou o subsecretário de Estado responsável pelo controle de armamentos, Thomas DiNanno, na Conferência de Desarmamento na sede da ONU em Genebra.
O alto funcionário acusou o exército chinês de "ter tentado esconder estes testes do resto do mundo", utilizando um "método destinado a reduzir a eficácia da vigilância sísmica".
Segundo ele, a China realizou um teste nuclear deste tipo em 22 de junho de 2020.
Essas acusações surgem após DiNanno apresentar um plano de negociações trilaterais com a China e a Rússia para estabelecer novos limites às armas nucleares, após o tratado Novo START entre Washington e Moscou expirar na quinta-feira (5).
O presidente americano, Donald Trump, já havia afirmado, em novembro, que Rússia e China realizavam testes nucleares, "mas não falam sobre isso".
Estas declarações foram rejeitadas por Pequim.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.