Segundo trabalhador do setor, 'vinte pessoas' foram detidas no totalAFP
Publicado 22/06/2026 13:08
Trabalhadores humanitários vinculados à ONU foram detidos no sábado no oeste do país por não usarem uma barba suficientemente longa, contrariando a determinação das autoridades talibãs, informaram à AFP fontes do setor humanitário nesta segunda-feira (22).
Publicidade
Os homens, membros de ONGs locais, foram detidos "porque usavam a barba aparada ou raspada", informou em mensagens internacionais para a Organização Internacional para as Migrações (OIM), uma agência das Nações Unidas.
Os fatos ocorreram em um centro de acolhimento situado no posto fronteiriço de Islam Qala, perto do Irã, segundo estas mensagens, transmitidas à AFP por dois trabalhadores humanitários.
Segundo outro trabalhador do setor, “vinte pessoas” foram detidas no total.
Todas as fontes pediram para que suas identidades fossem mantidas em sigilo por motivos de segurança.
Os detidos foram liberados no mesmo sábado ou no domingo, segundo uma mensagem interna da OIM.
A AFP entrou em contato com a OIM e o Ministério para a Propagação da Virtude e a Prevenção do Vício, mas nenhum quis fazer comentários.
As autoridades talibãs, no poder desde agosto de 2021, adotam uma interpretação estrita da lei islâmica e excluem que os homens usem uma barba “maior que o punho”.
No entanto, Ziauddin Taib, uma autoridade local, disse à AFP que “nenhum trabalhador de ONG foi interpelado ou detido”, mas que cinco funcionários públicos, sim.
A ONU realiza vários programas humanitários no Afeganistão, através de mais de dez agências e ONGs locais.
Leia mais