Publicado 03/02/2023 17:26
Nilópolis - A Prefeitura de Nilópolis lançou no próprio site um canal para recebimento de denúncias de discriminações em razão de origem, raça, cor, etnia ou religião. A ferramenta intitulada “SOS Racismo” é iniciativa da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial, e já está disponível.
As queixas serão acolhidas pela Superintendência, que agendará uma conversa com a vítima e também encaminha à Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância para averiguação). Além disso, o SOS Racismo monitora as medidas adotadas, acompanha e oferece suporte às vítimas, incluindo apoio psicológico e social, se necessário.
A ideia é que a população tenha mais um canal para denunciar e para combate efetivo ao racismo, explica a superintendente de Promoção de Igualdade Racial Jeanne Pierre. “Igualdade racial ainda é um desafio. Diversas formas de discriminações acontecem por conta da raça, religião e origem, o que configuram crimes graves. Diante de tantas situações de racismo que ocorrem diariamente, queremos evidenciar a necessidade de denunciar esses crimes como forma de repúdio e de enfrentamento a essa prática”, disse ela.
Para denunciar, o cidadão preenche um formulário disponível no site https://nilopolis.rj.gov.br/sup-de-promocao-de-igualdade-racial/, informando o nome, telefone, onde e quando a situação ocorreu, além de anexar imagens, áudios e mais detalhes sobre o ocorrido, e encaminha para o e-mail da Superintendência (supirnilopolis@gmail.com). Todo processo é tratado de maneira sigilosa e somente os órgãos competentes terão acesso à denúncia.
O secretário de Cidadania, Renato da Van, celebrou a criação e a importância do canal. “Esse foi um compromisso assumido pelo Governo e que está sendo cumprido. Aqui se faz políticas públicas voltadas para todos. Com certeza uma grande conquista na luta antirracista da cidade”, afirmou Renato.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.