Publicado 17/02/2023 23:31
Rio - A convite da dupla de coreógrafos do carnaval carioca, Márcio Vieira e Fabrício Ligiero, os atores Cridemar Aquino e Isabel Fillardis, farão parte da comissão de frente do GRES União de Jacarepaguá, a atual campeã da Série Prata do carnaval carioca em 2022, que será a primeira escola de samba a desfilar na série Ouro (Acesso), da Lierj, neste sábado (18/02), na Marquês de Sapucaí.
Agora vem o “spoiler”: vai trazer para avenida o enredo “Manoel Congo e Marianna Crioula – Os heróis da liberdade no vale do café”. A escola vai contar um pouco da saga desses dois escravizados que se tornaram líderes de seu povo em busca da “liberdade” na região de Valença e Vassouras, conhecidas como o Vale do Café, no interior do Rio de Janeiro, durante o auge do ciclo do café no Brasil colonial.
Essa será a primeira vez que Cridemar e Isabel irão contracenar juntos. "Será uma grande oportunidade de homenagear a nossa ancestralidade e contar um pouco da história de luta e sobrevivência do nosso povo preto para o mundo inteiro. E fazer isso ao lado da minha irmã Isabel Fillardis será, certamente, uma grande honra pra mim” diz Cridemar Aquino.
O ator é um folião nato, já participou de várias comissões de Frente em diversas agremiações como, GRES União da Ilha do Governador, GRES Mocidade, GRES Vila Isabel, GRES Portela e mais uma dúzia de outras Escolas de Samba do Grupo de Acesso, hoje conhecida também como Série Ouro do Carnaval Carioca.
Também já desfilou pela Beija-Flor de Nilópolis e interpretou Laila no teatro. Dar vida a Manoel do Congo na avenida é uma honra. “Estamos ensaiando muito para levar um trabalho de excelência para a avenida. Os coreógrafos Márcio Vieira e Fabrício Ligiero são muito exigentes e detalhistas com o trabalho, eles têm uma vastas experiência em comissões de frente e são profissionais altamente gabaritados para realizar esse projeto. Isabel Fillardis e eu estamos muito confiantes que teremos um resultado muito satisfatório com este trabalho lindo que está sendo construído com tanto carinho e dedicação por esses dois super profissionais. Será um grande privilégio poder estar no maior palco popular do mundo com artistas tão competentes” ressalta Cridemar.
Para os coreógrafos, Márcio e Fábricio, o nome dos atores foi algo natural. "O carnaval é responsável por trazer para o grande público histórias do nosso povo, muitas vezes desconhecida. Quando recebemos o convite da União de Jacarepaguá em falar desses dois heróis do Vale do café, logo pensamos no Cridemar Aquino e na Isabel Fillardis, por serem pessoas como uma representatividade ímpar em fortalecimento ao povo preto, além de dois atores talentosíssimos que estão entregues a proposta de, através da arte do carnaval, imortalizar na avenida Manoel do Congo e Mariana Crioula”, afirmam os coreógrafos.
Para Isabel, representar Mariana Crioula é um privilégio. “Mariana é mais uma mulher preta potente que a história tentou apagar. É com muita honra que me junto a escola para trazer à tona uma mulher forte, estrategista e inteligente. E viva o carnaval carioca que contribui mais uma vez com a nossa história e a cultura," conclui.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.