Durante a visita, educadores do Instituto Moleque Mateiro ensinam para os estudantes sobre a história do local, a fauna e a flora do Morro da Urca e do Morro do Pão de AçúcarMateus Carvalho/PMN
Publicado 17/04/2023 19:24
Publicidade
Nilópolis - O Projeto Extramuros retornou em grande estilo em Nilópolis. Desde o início do ano letivo, a rede municipal de ensino tem promovido diversos passeios pedagógicos para seus alunos, e na última quarta-feira (12/04) foram os estudantes do oitavo ano da Escola Municipal Margarida Fernandes Sabino, em Olinda, que visitaram o Pão de Açúcar, um dos pontos turísticos mais charmosos da cidade do Rio de Janeiro.
Todo o passeio foi realizado pelo Educa Bondinho, programa que desde 2015 recebe estudantes de escolas públicas de todo o estado do Rio de Janeiro. Durante a visita, educadores do Instituto Moleque Mateiro ensinam para os estudantes sobre a história do local, a fauna e a flora do Morro da Urca e do Morro do Pão de Açúcar, que fazem parte do Parque Bondinho Pão de Açúcar.
Os estudantes do oitavo ano da Escola Municipal Margarida Fernandes Sabino, em Olinda, que visitaram o Pão de Açúcar - Mateus Carvalho/PMN
Os estudantes do oitavo ano da Escola Municipal Margarida Fernandes Sabino, em Olinda, que visitaram o Pão de AçúcarMateus Carvalho/PMN

"É uma oportunidade única para as escolas públicas, a gente sabe que é difícil a galera sair e conhecer os lugares, a gente sabe da importância que é ter uma aula fora da sala de aula, de ter esse espaço não formal de aprendizagem", afirmou Victor Oliveira, um dos biólogos que guiou as turmas 801 e 802.
As crianças não esconderam a empolgação. Ruth Monique, de 12 anos, disse que amou o passeio e que deseja voltar mais vezes ao Bondinho. Moradora de Anchieta, no Rio de Janeiro, ela e suas colegas de classe aproveitaram a ocasião para tirar fotos da linda paisagem e com outros turistas que também estavam conhecendo o Pão de Açúcar. "Sou muito curiosa", completou.
Todo o passeio foi realizado pelo Educa Bondinho, programa que desde 2015 recebe estudantes de escolas públicas de todo o estado do Rio de JaneiroMateus Carvalho/PMN

Projeto Extramuros
"O Projeto Extramuros nasceu na intenção de unir todo o trabalho pedagógico da instituição com a experiência de viver", destacou a vice-prefeita Flávia Duarte (PL), que é professora e também secretária de Educação. "Além disso, é uma oportunidade das crianças saírem dos limites do município e ampliarem seus horizontes", concluiu.
Neste ano, 14 unidades escolares da rede municipal já participaram das atividades do Extramuros, que terão como próximos destinos o Parque Lage, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins, e a Feira de São Cristóvão (este último para alunos da EJA).
Publicidade
Leia mais