O coordenador de Trabalho de Niterói, Brizola Neto e sua equipe, vão receber os 30 secretários previstos de comparecerem ao eventoFelipe Soares/ PMN
Publicado 14/06/2023 22:34
Publicidade
Niterói - O Teatro Popular Oscar Niemeyer será o local de reunião dos integrantes do Fórum Fluminense de Secretários de Trabalho (FORTRAB), nesta quinta-feira (15/06), às 9h, em Niterói. O coordenador de Trabalho do município, Brizola Neto e sua equipe, vão receber os 30 secretários previstos de comparecerem ao evento, incluindo o presidente do FORTRAB e secretário de Trabalho de Nilópolis, Dudu Amorim e o secretário de Trabalho do Rio de Janeiro, Everton Gomes. Também devem comparecer o prefeito da cidade, Axel Grael, e o secretário de Governo, Rodrigo Neves.
“O Brizola Neto e seu grupo vão ensinar um passo a passo sobre como as secretarias devem agir para conseguir abrir um CNPJ e uma conta bancária própria. Eles ainda vão orientá-los sobre a importância da instituição dos conselhos, que irão fiscalizar e acompanhar o uso das verbas que virão diretamente do Ministério do Trabalho para as secretarias municipais”, afirmou Dudu Amorim.
O presidente do FORTRAB explicou que a pauta tratará da formalização dos conselhos, dos fundos municipais de trabalho e também da realização de dinâmicas de grupo que chamou de ‘rodadas de trabalho’, para que os representantes de cada município possa falar sobre suas experiências locais.
“Acredito que 30 secretários estarão presentes. O prefeito Axel está entusiasmado e esperamos uma grande participação de cidades da Região dos Lagos. Precisamos nos dividir em nove coordenadorias: já foram criadas cinco (Metro 1, Região dos Lagos, Região Norte, Serrana e Médio Paraíba) e vão ficar faltando quatro regiões”, enumerou o presidente do FORTRAB, acrescentando que a eleição dos coordenadores é feito por live, que ele e outros integrantes do Fórum acompanharam.
Das 92 cidades do estado do Rio de Janeiro, quatro têm os conselhos e fundos municipais de Trabalho: Rio de Janeiro, Niterói, Belford Roxo e São João de Meriti, estas duas últimas na Baixada Fluminense. Dudu Amorim disse que o Fundo Municipal de Trabalho de Nilópolis está na fase final de criação, faltando apenas a abertura do CNPJ e da conta bancária. O conselho municipal é tripartite: reúne governo, trabalhadores e patrões e, por meio dele, as cidades se habilitam a receber recursos federais.
O presidente do FORTRAB, Dudu Amorim, explicou que a pauta tratará da formalização dos conselhos, dos fundos municipais de trabalho - Felipe Soares/ PMN
O presidente do FORTRAB, Dudu Amorim, explicou que a pauta tratará da formalização dos conselhos, dos fundos municipais de trabalhoFelipe Soares/ PMN
De acordo com o presidente do FORTRAB, o Fundo Municipal de Trabalho de Niterói vai receber do Ministério uma verba de R$ 9 milhões para capacitação de pessoas interessadas em atuar na indústria naval, uns dos grandes potenciais econômicos do município. Em São João de Meriti e Belford Roxo, a qualificação é voltada para a atuação no comércio como funcionários ou microempreendedores.
Há um mês Dudu Amorim, Everton Gomes e Sérgio Lins, secretário de Trabalho de Belford Roxo, foram recebidos pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em reunião no auditório da Alerj, e lhe entregaram a Carta do Planetário, que trata da criação do FORTRAB.
Publicidade
Leia mais