Os números de procedimentos realizados refletem a expansão e boa aceitação do programa na regiãoDivulgação / PMN
Publicado 12/07/2023 21:51 | Atualizado 12/07/2023 21:51
Publicidade
Nilópolis - A Secretaria de Saúde de Nilópolis realizou, na última semana, o segundo mutirão para zerar a fila dos exames agendados pelos nilopolitanos de exames oftalmológicos, no Posto Central. Os servidores realizaram 100 exames: 50 de manhã e 50 à tarde. O prefeito Abraãozinho passou pelo local e acompanhou o trabalho das equipes ao lado do secretário de Saúde, o pediatra André Esteves.

O secretário municipal de Saúde, André Esteves, afirmou que a próxima ação coletiva será neste sábado (15/07), com a realização de 80 ultrassonografias, no Posto Central. Todos os exames são agendados nos postos de saúde pelo Marque Fácil, um serviço do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada (Cisbaf).
O prefeito Abraãozinho (PL) passou pelo local e acompanhou o trabalho das equipes ao lado do secretário André Esteves.
“Achei excelente essa iniciativa do secretário de Saúde. Estamos resolvendo a questão da demanda reprimida, e a melhor forma de se acabar com essa fila é realizar esse tipo de serviço, que são os mutirões. Já fizemos da ultrassonografia, vamos fazer do ecocardiograma, da videohisteroscopia”, listou o prefeito, acrescentando que, entre os atendidos, alguns serão encaminhados para cirurgias de catarata e outros procedimentos.

O aposentado Lair Amaro, 69 anos, morador de Novo Horizonte, foi atendido pelo oftalmologista Daniel Puertas. “Eu preciso operar a vista”, contou Lair, que na segunda-feira (10/7) deveria passar no segundo andar da Secretaria de Saúde levando cópia da identidade, cartão do SUS e comprovante de residência, e marcar a cirurgia de catarata pelo Marque Fácil.
O prefeito Abraãozinho passou pelo local e acompanhou o trabalho das equipes ao lado do secretário André Esteves - Divulgação / PMN
O prefeito Abraãozinho passou pelo local e acompanhou o trabalho das equipes ao lado do secretário André EstevesDivulgação / PMN

Entre os pacientes havia jovens e crianças também, como Gabriela Carneiro, de 11 anos. E casos mais complexos, como da aposentada Alda Nogueira, 76 anos, que foi diagnosticada com glaucoma (pressão ocular). “Eu fazia tratamento no Hospital do Olho de Nilópolis, parei e estou tentando voltar. Uso três colírios que não são baratos, tenho um que custa R$ 70 e não dura um mês”, ressaltou.

Marque Fácil

O Cisbaf criou o Programa Marque Fácil, que credencia clínicas terceirizadas na área de saúde para a prestação de serviços, através de procedimentos ambulatoriais de média e alta complexidade e consultas especializadas em toda a região.

O Marque Fácil é desenvolvido a partir de esforços dos municípios consorciados que aderiram ao Programa, alocando recursos próprios para o custeio, com o objetivo de oferecer exames de qualidade e no menor tempo possível.

Os números de procedimentos realizados refletem a expansão e boa aceitação do programa na região, ao todo já foram 163.221 procedimentos realizados, em 4 anos de programa, sendo somente neste período de 2023 um total de 35.467 procedimentos.
Publicidade
Leia mais