Para Thiago Pinto, diretor-geral do campus, os momentos de planejamento pedagógico são fundamentais para trocas de experiências, capacitações e aprimoramento das práticas administrativas e docentesDivulgação / IFRJ-Nilópolis
Publicado 07/08/2023 23:16 | Atualizado 07/08/2023 23:20
Publicidade
Nilópolis - O Campus Nilópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) realizou, nesta segunda-feira (07/08), o início da Semana de Planejamento para o segundo semestre. Foram utilizadas salas de aula e o auditório da unidade, no bairro Frigorífico.

A Semana de Planejamento é direcionada aos servidores do campus Nilópolis, incluindo técnicos administrativos e docentes. Na opinião de Thiago Pinto, diretor-geral do campus, os momentos de planejamento pedagógico são fundamentais para trocas de experiências, capacitações e aprimoramento das práticas administrativas e docentes ao longo do período letivo. O dirigente lembra que nesta Semana de Planejamento optou-se por um novo formato focado, principalmente, em oficinas divididas em momentos teóricos e práticos.
“Os temas foram escolhidos baseados nas maiores demandas, tanto dos estudantes quanto dos docentes, detectadas ao longo do semestre anterior nos Conselhos de Classe, nas reuniões pedagógicas. Estou muito feliz com a grande participação da comunidade e com os resultados obtidos através de discussões ricas e práticas pedagógicas enriquecedoras”.

Uma sala de aula cheia de alunos e professores

A professora Andressa Menezes disse que a programação desta edição é fruto de muita conversa entre as direções e os servidores em um grande desafio de fazer uma semana que também abrace as demandas de formação continuada e proporcione momentos de diálogo entre os servidores. “Pelo que ouvi pelos corredores, no próximo ano teremos muita demanda por cursos de formação. Nem precisaremos de convidados externos, nosso campus é repleto de profissionais experientes nas mais diferentes áreas”.

Jacqueline Martins, técnica administrativa, lembra que o período que antecede a volta às aulas é crucial para o desenvolvimento de estratégias internas para o semestre que se inicia e para a organização do acolhimento aos discentes. “Acredito ser de suma importância que aproveitemos esse momento para reflexões e debates sobre os temas pertinentes ao ambiente acadêmico, além da oportunidade da participação em formações que nos enriquecem cada vez mais.”
Publicidade
Leia mais