A Companhia "Os Ciclomáticos" viajou para a Espanha e está participando do festival ¡Hola, Rio!Divulgação / Zayra Lisboa
Publicado 17/09/2023 23:38 | Atualizado 17/09/2023 23:50
Publicidade
Rio - Da Baixada Fluminense, passando pelo subúrbio carioca, para a Europa! O grupo de teatro “Os Ciclomáticos”, que nasceu há 27 anos em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro, está em Madri, na Espanha, apresentando parte de seu repertório através do Festival “¡Hola, Rio!”.
A companhia teatral é formada, além do diretor Ribamar Ribeiro, pelo ator de São João de Meriti, Julio Cesar Ferreira, Renato Neves, Carla Meirelles, Mauro Carvalho, Getúlio Nascimento, Nivea Nascimento, Juliana Santos, Fabíola Rodrigues, Fernanda Dias e Cachalote Mattos.
O grupo foi selecionado pelo edital Casa de América, projeto promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro que tem por objetivo levar a cultura fluminense até Madri.
Única peça brasileira a se apresentar na Casa de América – Anfiteatro Gabriela Mistral, “Ariano – O Cavaleiro Sertanejo”, poderá ser visto nesta terça-feira (19), às 19h30. Já “A Farra do Boi Bumbá”, se apresenta no Centro Cultural Casa de Vacas, na quarta-feira (20), às 17h.
A Companhia
A Companhia "Os Ciclomáticos", com o ator meritiense Julio Cesar Ferreira (em primeiro plano), tem uma trajetória teatral de 27 anosDivulgação / Zayra Lisboa
O projeto Os Ciclomáticos na Casa de América realiza apresentações dos espetáculos escritos e dirigidos por Ribamar Ribeiro. As apresentações em solo espanhol vão até o dia 8 de outubro.
Festival ¡Hola Rio!
O Festival ¡Hola Rio! leva a riqueza da produção artística do Estado do Rio de Janeiro à cidade de Madri para promover intercâmbios culturais em um encontro que celebra a diversidade das artes e da cultura.
Companhia premiada
O diretor Ribamar Ribeiro destacou que essa não é a primeira vivência internacional do grupo, mas as apresentações servirão para consagrar a trajetória de 27 anos da Companhia. “Estar em Madri, referência mundial das artes, é uma honra, pois representaremos o Rio de Janeiro, a Baixada Fluminense, a periferia e o Brasil”, destacou Ribamar, lembrando que o grupo tem uma história de luta.
“Somos a representatividade do Brasil. Lembro do início, quando recebíamos dinheiro nos sinais de trânsito de Bonsucesso para realizar nossos trabalhos”, relembra o diretor, que já que esteve com sua Companhia em festivais de países como Alemanha, França e Peru – neste último, no FESTEPE, a Companhia recebeu o Prêmio de Companhia Ilustre da América Latina e Ribamar ganhou o prêmio como diretor pela pesquisa de linguagem.
O diretor Ribamar Ribeiro (em primeiro plano) destacou a importância de o grupo participar de festivais internacionaisDivulgação / Zayra Lisboa
Orgulhoso da história da Companhia, Ribamar Ribeiro ressalta que o projeto “Os Ciclomáticos Emcena”, com o patrocínio de grandes empresas, fez uma turnê recentemente pelo país. “Ao longo desses 27 anos, já rodamos mais de 170 cidades do Brasil em todas as regiões, com 13 espetáculos em repertório apresentados pela nossa companhia, formada por artistas da periferia, favelas cariocas, Baixada Fluminense e interior do estado”, resumiu Ribamar Ribeiro.
No retorno ao Brasil, Os Ciclomáticos realizam a Oficina "O Ator Autoral e seu corpo", ministrada por Ribamar Ribeiro, no dia 18 de outubro, às 14h (com inscrição prévia), e a palestra Os Ciclomáticos na Casa de América – experiências e vivências, às 19h, com os integrantes de Os Ciclomáticos Companhia de Teatro.
Todas as atividades serão realizadas no Espaço das Artes – Os Ciclomáticos, na Rua de Santana, nº 119, no Centro, do Rio de Janeiro.
Publicidade
Leia mais