Para o diretor de Operações, Josélio Alves Raymundo, a pesquisa é estratégica para direcionar os esforços no alcance das metas nos próximos sete anosDivulgação
Publicado 20/11/2023 14:12 | Atualizado 20/11/2023 14:14
Publicidade
Baixada Fluminense - Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a Águas do Rio divulgou os números do último recenseamento feito pelo setor de Recursos Humanos da concessionária: o levantamento mostra que 70% dos 8 mil funcionários se autodeclararam pretos ou pardos. O perfil do quadro de profissionais é uma ferramenta importante para a holding Aegea, que tem e meta de, até 2030, aumentar a representatividade de talentos negros em cargos de liderança, dos atuais 17% para 27% em todas as suas concessionárias de saneamento.
A pesquisa interna e o compromisso com a diversidade em todos os cargos hierárquicos da companhia faz parte das ações do programa Respeito Dá O Tom, que estabelece protocolos de conduta, ações de RH com foco na diversidade, além de cursos e debates oferecidos às equipes de todos os setores.
Para um dos idealizadores do projeto, o diretor de Operações da Águas do Rio, Josélio Alves Raymundo, a pesquisa é estratégica para direcionar os esforços no alcance das metas nos próximos sete anos.
“É muito gratificante olhar para o lado e ver tantos colegas de trabalho como eu, negros. Essa diversidade mostra que o programa tem dado resultado. Temos um longo caminho pela frente, mas entendo que estamos abrindo portas para as próximas gerações. A igualdade racial e social não é uma corrida de 100 metros, mas uma maratona”, disse ele.
Mais de metade dos funcionários moram em comunidades
Ao todo, cerca de 8 mil pessoas integram o quadro de profissionais, e 4,5 mil deles são oriundos de comunidades. De acordo com o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, o dado mostra o comprometimento da empresa em transformar vidas em todas as suas áreas de atuação.
"Não buscamos apenas levar emprego; estamos empenhados em oferecer oportunidades de crescimento abrangentes - pessoal, profissional e social - em todos os lugares onde operamos, especialmente os mais vulneráveis. É uma abordagem verdadeiramente transformadora. Esses profissionais conhecem como ninguém a realidade de suas comunidades e assumem a nobre responsabilidade de levar dignidade para sua vizinhança. Estão tocando os corações das pessoas, mudando vidas e deixando um impacto duradouro no mundo”, falou.
Saiba mais sobre o ‘Respeito Dá O Tom’
Programa criado pela Aegea Saneamento em 2017, o “Respeito Dá O Tom” tem a missão de promover a equidade nas oportunidades de acesso, crescimento e desenvolvimento da população negra em todas as concessionárias que integram a holding, caso da Águas do Rio.
A iniciativa foi reconhecida pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) como um dos principais programas de igualdade racial do país, sendo certificado com o Selo “Sim à Igualdade Racial”. Possui três pilares de atuação: empregabilidade, focada na geração de oportunidades; desenvolvimento, que disponibiliza cursos de aprimoramento; e relacionamento, que atua na sensibilização por meio de atividades e ações para disseminação de conteúdo relacionados à questão racial.
Publicidade
Leia mais