Publicado 23/07/2025 08:16
Nilópolis - Entre os dias 26 e 29 de junho de 2025, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Maracanã, foi palco do XII Congresso Estadual de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro, promovido pela ACTERJ – Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Rio.
PublicidadeRepresentando o município de Nilópolis, estiveram presentes os conselheiros tutelares Diego Schinzel, Elaine Santana, Eli Geovane e Givanildo Santana, reforçando o compromisso da cidade com a proteção integral de crianças e adolescentes.
Com o tema “A efetivação da prioridade absoluta e a atenção ao órgão Conselho Tutelar” e o lema “Não valorizar aqueles que zelam pelos cumprimentos dos direitos da criança e do adolescente, também é violação”, o evento proporcionou importantes momentos de formação, debate e troca de experiências entre profissionais que atuam na linha de frente do Sistema de Garantia de Direitos.
A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades estaduais e representantes de órgãos ligados à infância e juventude, além da leitura e aprovação do regimento eleitoral da associação.
Um dos pontos altos do congresso foi a eleição da nova diretoria da ACTERJ, realizada no domingo. Nailá Cristina, conselheira tutelar do município do Rio de Janeiro, foi eleita presidente da entidade, enquanto Ana Rosa, conselheira tutelar da cidade de São João de Meriti, assumirá a vice-presidência.
A participação ativa dos conselheiros nilopolitanos reforça o protagonismo do Conselho Tutelar na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, e fortalece as ações locais com base nas diretrizes estaduais e nacionais de proteção integral.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.