Carioca de nascença e niteroiense de coração, Antonio Sérgio também é poeta, com dois livros autorais e participações em várias antologiasÁlbum de família
Por Irma Lasmar
Publicado 05/06/2020 16:25 | Atualizado 06/06/2020 19:50
Niterói - Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Antonio Pedro e professor adjunto IV da UFF, o cirurgião plástico Antônio Sérgio Guimarães recebeu na quinta-feira à noite, por videoconferência, a homenagem do ano da Sociedade Brasileira de Microcirurgia Reconstrutiva (SBMR). A reverência foi feita durante a transmissão da Primeira Conferência e Assembleia On-line de Microcirurgiões Reconstrutivos do Brasil.
Em 1979, Dr. Antônio Sérgio montou a equipe de microcirurgia na Clínica Fluminense de Cirurgia Plástica (atual Niterói D'Or), em Icaraí, que realizaria em 1980 o primeiro transplante microcirúrgico e o primeiro reimplante digital no estado do Rio de Janeiro. Após ocupar cargos na Diretoria da SBMR, ele presidiu a entidade entre 1987 e 1988. Carioca de nascença e niteroiense de coração, o cirurgião também é poeta, com dois livros publicados de poesias autorais - “O Poeta e o Mar” e “Risco & Rabisco InVerso” - e participações em várias antologias, com presença frequente em saraus poéticos e bienais literárias.
Publicidade
Com consultório em Icaraí, o cirurgião é especialista em diversos tipos diferentes de cirurgias plásticas, entre reconstrutivas e estéticas. Médico formado em 1975 pela Universidade Federal Fluminense (UFF), fez residência em Cirurgia Plástica no Hospital Municipal Barata Ribeiro, no Rio, e fellow em Microcirurgia no Presbyterian Hospital e Cirurgia de Mão no Jewish Hospital, ambos nos Estados Unidos, além de mestrado em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).