A ação integrada desta vez aconteceu com os moradores em situação de rua dos viadutos.Divulgação Ascom PMN - Foto:
Publicado 17/04/2023 08:45
Publicidade
A Prefeitura de Niterói voltou a realizar recentemente mais uma ação especial para oferecer acolhimento e cadastro nos serviços socioassistenciais para pessoas que estão em situação de rua. Dessa vez, a atividade aconteceu próximo ao Ponto Cem Réis, no Centro. A operação envolveu equipes das Secretarias de Assistência Social e Economia Solidária (Smases), Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin). As equipes especializadas podem ser acionadas pelos números (21) 97197-9366 (diurno) ou (21) 97287-3643 (noturno).


"A abordagem social especializada é uma ação contínua e que acontece no dia a dia dos agentes da Smases, compostas por assistentes sociais e técnicos. As pessoas abordadas pelas equipes já são referenciadas no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). As equipes trabalham na sensibilização e convencimento da população em situação de vulnerabilidade social, já que a legislação brasileira não permite o acolhimento compulsório. É fundamental que a pessoa aceite ir para um dos equipamentos oferecidos pelo governo municipal", afirmou o poder público no texto.


Os técnicos da abordagem social fazem o cadastro para os benefícios socioassistenciais, verificam a necessidade de segunda via de documentação e também encaminham as pessoas para os centros de acolhimento municipais. Em 2022, mais de 5.400 atendimentos foram realizados pelas equipes de abordagem especializada. É importante reforçar que a mesma pessoa pode ser abordada por diversas vezes pelos técnicos.


O Centro Pop é a porta de entrada para o atendimento à população em estado de vulnerabilidade social. De lá, as pessoas são encaminhadas para as unidades de acolhimento, onde recebem atendimento de assistentes sociais, psicólogos e orientação jurídica, encaminhamento para serviços de saúde, trabalho e renda e documentação civil.
O objetivo principal é construir com os acolhidos um trabalho que culmine na sua autonomia e reinserção social. A organização desses serviços garante privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual.
Publicidade
Leia mais