O "Clube do Choro" terá uma pitada de samba em maio.Divulgação/Clube do Choro de Niterói
Publicado 12/05/2023 09:24 | Atualizado 12/05/2023 13:52
Publicidade
A Fundação de Arte de Niterói (FAN) divulgou a programação da Cultura em Niterói da terceira semana de maio (16 a 18). De acordo com as informações, na terça-feira (16/5), o Theatro Municipal vai receber o Clube do Choro de Niterói. Na quarta-feira (17/5), haverá a Oficina de Cerâmica de Conchita Bijoux, no Museu Janete Costa de Arte Popular.
Na quinta (18/5), o Solar do Jambeiro terá as edições do sarau Ocupação Aflora e Trocas em Cena. A programação ainda conta com oficinas no Museu Janete Costa e show de Claudia Foureaux na Sala Nelson.

Sobre o “Clube do Choro”, o evento, que acontece no Theatro Municipal, na terça-feira (16/5), às 19h, vai homenagear o centenário da Portela. No tributo, os chorões irão cantar grandes sucessos da escola e de seus compositores. Assim, nomes como Monarco, Paulinho da Portela, entre outros, estarão presentes no repertório do “Clube do Choro”.

O quarteto formado por Paulinho Bandolim (bandolim), Leo Fernandes (violão de 7 cordas), Phelipe Ornellas (cavaquinho) e Diogo Barreto (pandeiro) também passará por compositores consagrados como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth e outros menos conhecidos do grande público, além de autores de outros gêneros da música brasileira.

O Theatro Municipal de Niterói (Sala Carlos Couto) fica localizado na Rua Quinze de Novembro, 35, no Centro. Com entrada de graça a classificação é livre.
A arte popular vai estar em alta na próxima quarta (17/5), às 14h, no Museu Janete Costa. O local vai oferecer oficina de cerâmica com Conchita Bijoux. O trabalho consiste na apresentação da cerâmica artística, na modelagem de apitos que podem se transformar em aves e contará com “Contação de História do Povo Indígena” celebrando a cultura dos povos originários.

A artista

Graduada em escultura e ceramista de Niterói, Concepcion Galvan Belohlavek especializou-se na criação de esculturas. Frequentou o ateliê de Keiko Mayama por intermédio do curso de modelagem com Israel Kinslanski. Nessa ocasião, aprofundou-se nas práticas da Cerâmica Artística.

Com o tempo, partiu para uma carreira solo e conciliou o aprendizado da escultura com a cerâmica, produzindo bijuterias nas quais aplica todos os conhecimentos adquiridos com sua Mestra Keiko. Nas peças escultóricas, mistura o domínio da modelagem cerâmica com as técnicas da escultura. Hoje mantém na cidade o ateliê e loja "Conchita Bijoux", onde cria suas obras e convive intimamente com a natureza.


O Museu Janete Costa de Arte Popular fica localizado na R. Pres. Domiciano, 178, no Ingá. Com entrada gratuita, o evento tem capacidade de 15 pessoas e tem as inscrições pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScB5ajAPkl7H_snpI_jDcX-YrluDDUqmTM39XquDlb0c5lbHg/viewform?usp=sf_link 


Marília da Matta é a convidada desta edição do “Trocas em cena”

O “Trocas em cena” desta quinta-feira, (18/5), às 17h, no Solar do Jambeiro, terá como convidada a dramaturga e atriz Marília da Matta, neta do jornalista e dramaturgo Armando Gonzaga, um dos grandes nomes do Teatro Nacional.

Marília traz em seus trabalhos peças teatrais que abordam os problemas sociais como um todo e também trabalhos literários de profunda sensibilidade, abordando sentimentos intensos que envolvem o universo feminino. Cineasta e diretora da CTAG - Cia Teatral Armando Gonzaga, Marília traz textos autorais ao teatro, num trabalho quase sempre de observação do cotidiano humano sociocultural e promete um bate papo envolvente sobre cinema e teatro.

O “Trocas em cena” é um quadro mediado por Gabriela Linhares que convida dramaturgos para conversar sobre diferentes temáticas. Na última edição, o entrevistado foi o jornalista Mario Sousa. A entrada é gratuita com capacidade para 40 pessoas.


Ainda na quinta-feira (18/5), às 19h, o Solar do Jambeiro volta a receber o evento “Ocupação Aflora” do teatrólogo Alexandre Vollú, que vai promover um debate sobre expressão corporal. De acordo com o artista, a proposta é a de trazer convidados especiais para provocar intenções e sentimentos, a ocupação trabalhará a expressão corporal em suas diversas nuances. Assim, buscará proporcionar uma experiência única e coletiva, que despertará a sensibilidade e a percepção de si e do outro.

O evento tem classificação livre e capacidade para 20 pessoas. O Solar do Jambeiro – Salão Amarelo, fica localizado na R. Pres. Domiciano, 195, Ingá.
Entre a quinta-feira (18/5), às 14, e na sexta-feira (19/5), às 10, o Museu Janete Costa de Arte Popular, no Ingá, da Zona Sul de Niterói vai receber o Projeto: “Botânica pelos sentidos: arte, saúde e bem-estar” na 21ª Semana Nacional de Museus - IBRAM. Com duração de duas horas o passeio vai reunir uma participação de 15 crianças com mais de sete anos. 
Ainda na terça-feira (16/5), às 15h, no Museu Janete Costa, haverá uma oficina e palestra com a artista Lídia Santa Anna. Com entrada gratuita o interessado deve fazer a inscrição no Link:

O Museu Janete Costa de Arte Popular fica na R. Pres. Domiciano, 178 - Ingá.


Também na quinta-feira (18/5), às 20h, a Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos, na Zona Sul de Niterói, vai receber a gravação do novo álbum autoral de Claudia Foureaux: "De Outro Jeito". O evento tem a classificação de 10 anos. O ingressos custa R$25 meia-entrada e R$50 inteira e as vendas são pelo site: Sympla (https://bileto.sympla.com.br/) e bilheteria da Sala.
A Sala Nelson Pereira dos Santos fica localizada na Avenida Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos, Niterói. 



Publicidade
Leia mais