Julho Amarelo: ação da Prefeitura de São Gonçalo combate hepatites viraisDivulgação/Ascom
Publicado 20/07/2023 12:38
Publicidade
São Gonçalo – A campanha “Julho Amarelo”, criada pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo para lembrar a população sobre as hepatites virais, está realizando ações nas unidades de saúde da cidade. As equipes do Programa Ist/Aids e Hepatites Virais da prefeitura estarão presentes para ensinar ao cidadão gonçalense métodos preventivos.
A primeira ação aconteceu na Clínica Gonçalense do Mutondo nesta quinta-feira (20). E, no dia em que é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, 28 de julho, a partir das 10h, a campanha vai estar instalada no Shopping Pátio Alcântara. Os postos de saúde também intensificaram as orientações sobre as doenças aos usuários nas salas de espera durante todo o mês. A principal fonte de contaminação das hepatites virais b e c é através do sexo desprotegido e compartilhamento de objetos cortantes.
De acordo com as informações divulgadas, os interessados em realizar o teste rápido serão encaminhados para o Polo Sanitário Hélio Cruz, também em Alcântara. Um dos objetivos do “Julho Amarelo” é estimular a realização do teste rápido, que detecta as doenças. Os testes rápidos são gratuitos, e o resultado sai em 20 minutos. Caso a doença seja confirmada, os gonçalenses são encaminhados para outros exames específicos e para o tratamento.
As hepatites a e b têm prevenção através da vacina. A primeira, ainda quando criança. A segunda, em três doses, para os adultos. A hepatite c tem tratamento e tem cura. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde que têm sala de vacina. E os testes só não são feitos nas unidades de Neves 1 e Colubandê 2. Em São Gonçalo, foram confirmados, em 2021, 44 casos de hepatite B e 65 casos de hepatite C. Em 2022, foram diagnosticados 15 casos de hepatite b e 46 casos do tipo c
Publicidade
Leia mais