Publicado 25/07/2023 15:24
Niterói – O Portal de Serviços da Prefeitura de Niterói, que é administrado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), passa a oferecer ao cidadão um serviço de extrema importância: cartão de estacionamento para idosos e gestantes – que permite que o usuário estacione nas vagas especiais que são demarcadas em áreas públicas e em locais privados. O cartão é regulamentado pelo Decreto Municipal nº 10.635/2009 art. 2º.
A secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, explica a importância de mais essa ação do governo municipal. “Desde 2013, a Prefeitura concentra esforços na modernização da gestão e na melhoria da qualidade de vida da população. O Portal de Serviços é uma ferramenta de inclusão digital muito importante para desburocratizar a gestão e ampliar o acesso às políticas públicas municipais. Já realizamos 16 mil atendimentos ao todo, nos mais diversos serviços, de maneira simples, ágil e transparente”.
De acordo com Daniel Gaspar, diretor de Serviços Digitais, Cidadania e Transparência da SEPLAG, A transformação digital de serviços é uma prioridade para a atual gestão. “Buscamos simplificar formulários, reduzir processos e permitir que as pessoas façam solicitações sem sair de casa. No caso do Cartão de Estacionamento, fomos às ruas para ouvir o que a população idosa quer e melhorar a prestação do serviço. É uma forma de garantir direitos a quem mais precisa”. Antes da ação, foi realizada uma pesquisa aplicada pela equipe da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans). Quase 70% dos entrevistados indicaram que gostariam do acesso digital.
O formulário é personalizado (pessoas idosas ou gestantes), mais simples e acessível. Aqueles que não tiverem acesso à internet, podem solicitar o cartão presencialmente na sede da NitTrans, no Terminal Rodoviário Roberto Silveira, na Praça Fonseca Ramos, Centro de Niterói. O prazo para o cartão ficar pronto é de cinco dias úteis.
O Portal de Serviços disponibiliza informações de mais de 300 serviços municipais, sendo 48 digitais. Os usuários devem entrar no Portal de Serviços (www.servicos.niteroi.rj.gov.br) ou no aplicativo “Niterói Serviços ao Cidadão” e fazer login com a conta da plataforma Gov.Br. Caso o usuário não tenha conta na plataforma, é necessário realizar um cadastro no link sso.acesso.gov.br. O GOV.BR é o serviço online de autenticação e identificação dos cidadãos e das cidadãs para solicitação de serviços digitais. Em seguida, o usuário deve buscar o serviço e clicar no botão “Solicite aqui”. Depois, é preciso preencher o formulário, anexar os documentos necessários, clicar em “Enviar” e aguardar o resultado do pedido. Para consultar o pedido, o usuário precisa clicar em “Acompanhe suas solicitações” no Portal de Serviços ou no aplicativo “Niterói Serviços ao Cidadão”.
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