Operação contra o desmonte ilegal de veículos: mutirão de agentes nas ruas de NiteróiReprodução/Internet
Publicado 23/08/2023 12:22
Publicidade
Niterói -- Agentes públicos do Governo do Estado do Rio de Janeiro estão realizando um mutirão de vistoria e fiscalização de desmonte de veículos automotores ilegais em Niterói.
O foco da operação -- que tem apoio do Detran, Inea, Policia Civil e Secretaria Estadual de Fazenda -- é inibir e, se possível, eliminar a receptação qualificada, o repasse comercial de peças roubadas ou furtadas e o funcionamento de oficinas ilegais. A orientação é indiciar e interditar as empresas investigadas.
Muitas vezes disfarçado de atitude sustentável, o desmonte de veículos é muito lucrativo, mas não pode infringir as leis. Peças roubadas, ou extraídas de veículos irregulares, não podem ser comercializadas. De acordo com a legislação, todas as autopeças de desmonte de carros precisam ser credenciadas no Detran antes de começar as atividades. Deste modo, apenas empreendimentos cadastrados podem comercializar peças de reuso para o consumidor.

Também conhecidos como reciclagens de automóveis, os desmanches veiculares são uma boa opção, quando munidas de notas e legalidade em seus repasses, já que mais do que a metade dos veículos do país está próxima da aposentadoria. Quando dentro da Lei, os centros automotivos começaram a adquirir carros antigos e que não funcionam mais, justamente para a retirada de boas peças, seguida pela venda das mesmas. O desmonte legalizado de veículos proporciona as compra de peças usadas em ótimas condições; componentes originais, desde os mais antigos aos novos; e custo-benefício econômico ao consumidor final.
Publicidade
Leia mais