Publicado 24/08/2023 16:35
Niterói – O conjunto habitacional do Morro do Preventório, em Charitas, está recebendo melhorias de infraestrutura e reforma nos prédios treze anos após sua inauguração, e as intervenções estão sendo executadas pela Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (Emop), do Governo do Estado do Rio. Os ajustes pretendem preservar a moradia de 248 famílias de uma das maiores comunidades de Niterói. A previsão de término é para outubro deste ano.
A história do conjunto habitacional é escrita e vivida pelos próprios moradores. Para fortalecer a economia local, a mão de obra utilizada pela Emop vem da própria região. São 26 funcionários, sendo 20 deles do Morro do Preventório. O serviço é executado de maneira circular. Ao todo, 40 trabalhadores da comunidade prestaram algum tipo de serviço.
“Essa é a oportunidade que temos de fazer com que os próprios beneficiários, diretos ou indiretos, trabalhem na obra. Isso favorece a economia local, fazendo com que esses moradores tenham sua profissão reconhecida – explicou Marcos Figueiredo, gerente do 9° Departamento de Manutenção da Emop.
Os investimentos são de, aproximadamente, R$ 8 milhões. Entre as melhorias, estão a revitalização de cobertura; recuperação de esquadrias e gradis e instalações elétricas; pintura de fachadas; recuperação de pisos; e manutenção da rede de esgoto. Dos 14 blocos do condomínio residencial, sete já estão com as obras concluídas.
“Quando chegamos aqui encontramos esgoto a céu aberto, passando dentro do próprio empreendimento. Nós canalizamos e fizemos um fechamento, para que os moradores não tenham contato direto com o esgoto”, finalizou a fiscal da obra, Caroline Santos.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.