Connect Smart Cities 2023: cidade de Niterói fatura prêmios, em São PauloDivulgação/Ascom
Publicado 04/09/2023 20:25
Publicidade
Niterói – Nesta segunda-feira (04), em São Paulo, a cidade de Niterói faturou o 5 º lugar geral e o primeiro na categoria Governança no ranking do prêmio Connect Smart Cities 2023 (Cidades Inteligentes, Humanas e Conectadas). Trata-se de um evento nacional realizado desde 2015 e que aproxima cidades e negócios à mobilidade urbana no Brasil. Niterói também levou o primeiro lugar nas cidades de 100 mil a 500 mil habitantes. Na primeira edição do Connect Smart Cities a cidade ocupava a 17º posição geral. Em 2020, o município já alcançava a 11º posição e, neste ano, chegou ao 5º lugar.
“Uma cidade inteligente é aquela que utiliza as ferramentas tecnológicas em benefício de seus cidadãos, seja para inclusão social, sustentabilidade, avanços na qualidade de serviços, soluções urbanísticas, geração de empregos ou novos negócios. Desde 2013, Niterói orienta as políticas públicas para alcançar metas. O quinto lugar nacional é um reconhecimento às práticas voltadas ao governo mais digital, inteligente e inclusivo”, pontuou o prefeito Axel Grael.
No evento, a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Ellen Benedetti, participou do Fórum Inova Cidades. Já a equipe da Seplag apresentou a Estratégia do Governo Digital. A experiência de Niterói com o Colab teve apresentação de Fernando Stern, Coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão. Também participou do evento o Subsecretário da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mateus Quintão.
“Niterói tem avançado bastante em políticas públicas fundamentais para a qualidade de vida da população, instituindo grandes marcos normativos para uma gestão cada vez mais eficiente. Iniciativas como a Estratégia de Governo Digital, a instituição de um Sistema de Avaliação e Gestão da Informação e a Política de Atendimento ao Cidadão são exemplos importantes para a governança de uma cidade inteligente e contribuem para a melhoria dos diversos indicadores mapeados pelo ranking. Desde 2013, estamos trabalhando no planejamento e na modernização da gestão e ficamos muito felizes com resultados como esse”, afirmou a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti.
Publicidade
Leia mais