9ª edição do Connected Smart Cities: Niterói premiada com medalha de prata Divulgação/Ascom
Publicado 08/09/2023 13:32
Publicidade
Niterói – A cidade recebeu o Selo Connected Smart Cities Prata na última terça-feira (5). A honraria premia iniciativas eficientes em cidades inteligentes e incentiva o desenvolvimento. No ano passado, Niterói recebeu o selo bronze, subindo para prata nesta edição. A secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, recebeu o selo em nome do prefeito Axel Grael.
A 9ª edição do evento Connected Smart Cities aconteceu em São Paulo e gestores do município apresentaram experiências ligadas a governo digital e mobilidade. Niterói foi um dos primeiros municípios a lançar, por decreto, uma estratégia que prevê ações de transformação digital para os próximos 10 anos.
“O selo é um reconhecimento dos avanços na gestão municipal e avalia o nível de envolvimento da cidade em diferentes eixos, como gestão de dados e indicadores e implementação de políticas públicas de cidades inteligentes. Avançamos uma posição desde o ano passado, chegando ao nível prata, e buscaremos avançar cada vez mais com iniciativas como a implementação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação que já está em elaboração pela equipe da Seplag e também criação do ecossistema de inovação de Niterói liderado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (SMCTI), iniciativas que são fundamentais para posicionarmos ainda mais o município como uma cidade inteligente”, destacou a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti. “Tivemos a oportunidade de mostrar como foi a jornada de implantação, para inspirar outras cidades, e falar um pouco da governança e monitoramento da estratégia”, explicou Marcelo Zander, subsecretário de Modernização da Gestão e Governo Digital.
A experiência de Niterói no relacionamento com o cidadão através da plataforma Colab também foi apresentada por Fernando Stern, coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão. E a chefe do departamento de Educação Para o Trânsito da Nittrans, Priscilla Rocha, também palestrou, sobre Mobilidade Ativa – debatendo o tema: “Mais Bicicletários: Um modelo de bicicletário e hub urbano de ciclologística”. Priscila abordou sobre ciclologística em grandes centros e sobre o “Caminhanit: Uma Experiência De Mobilidade”, projeto implementado em Niterói.
Publicidade
Leia mais