Publicado 12/09/2023 07:38
Niterói – O bairro de Piratininga possui uma instituição fundada, com todo carinho, pela professora Márcia Queiroz. É a Casa da Matemática RJ. Formada pela UFF e docente por 26 anos na Faetec, Márcia sabe que as crianças e seus pais consideram matérias escolares como matemática e física como vilãs e, munida desta informação, resolveu ajudar. A Casa da Matemática oferece apoio escolar em matemática e física, preparatório com foco em matemática para concursos, aulas de desenho e pintura, xadrez, aulas de robótica educacional, oficinas, palestras, exposições e formação continuada para professores que ensinam matemática.
Márcia Queiroz planeja aulas de matemática que vão além da sala de aula e do quadro negro. A professora levou a leveza para a matemática. Uma das pioneiras no ensino lúdico, ela iniciou a pesquisa desta pedagogia diferenciada em 1996. O propósito da professora é desmistificar o bicho papão que muitos dizem ser a matemática. A docente ensina a disciplina pelo caminho da prática, da criatividade, dos jogos, estimulando a interação na solução dos exercícios.
Há relatos de mães que afirmam que os filhos não suportavam a matemática, mas depois que passaram a receber a orientação dos professores da Casa da Matemática RJ, a matéria deixou de ser problema. A pedagogia aplicada despertou o interesse e resultou em boas notas na escola.
Quem não sabe o que é estresse há um ano quanto ao aprendizado do filho em matemática é a mãe do estudante do 9° ano do Ensino Fundamental Vinícius Fernandes, 14 anos, Elisângela Fernandes. Segundo ela, faz um ano que a professora Márcia Queiroz e sua equipe iniciaram o planejamento de reforço escolar em matemática para o Vinícius. "Assim, vimos o crescimento gradativo no aprendizado do meu filho. Para quem dizia não gostar de matemática, hoje em dia, a confiança em falar sobre o assunto é visível. A pedagogia aplicada na Casa da Matemática RJ é grandiosa, porque faz o aluno e os pais acreditarem que todos são capazes de aprender a matéria", afirma Elisângela.
Queiroz conta que a ideia é fazer com que o estudante tenha a percepção de que o estudo da matéria tem importância e significado práticos, que vão além das fórmulas e regras. Com a aplicação de ferramentas lúdicas, ela mostra o uso da matemática para solução de problemas do dia a dia. "Os alunos têm a oportunidade de trabalhar de forma pedagógica e divertida com coleção de cubos de Rubik - cubos mágicos - como o maior e o menor do mundo, cubo Soma - tetris - gigante, torre de hanói de 14 discos, triminós de níveis fácil, médio e difícil, Tangram gigante, jogo da velha 3D", enumera.
A Casa da Matemática RJ fica na Avenida Almirante Tamandaré, 191 Loja 205, Piratininga. Outras informações em (21) 99844-9505.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.