Procon Itinerante: percorrendo todas as regiões da cidade, levando serviços e evitando deslocamentosDivulgação/Ascom
Publicado 12/09/2023 20:05
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Niterói – Um caminhão adaptado e intinerante, do órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), está percorrendo diversas regiões da cidade para atender aos cidadãos – evitando, assim, seus deslocamentos e tonando mais fácil o acesso ao serviço. São atendimentos gratuitos de orientação, que já possuem um calendário elaborado até o final do ano. O caminhão, que já percorreu oito locais em três meses e fica sempre nas administrações regionais, permanece até esta quinta-feira (14) no bairro do Rio do Ouro. O horário de atendimento é das 10h às 15h.
O veículo, doado à Prefeitura de Niterói pelo Ministério Público, custou R$ 250 mil e tem capacidade para atender até quatro pessoas por vez – gerando uma facilidade para a utilização dos serviços do Procon em áreas mais carentes ou de difícil acesso. Os principais atendimentos e orientações são sobre dívidas adquiridas pelos consumidores, ocasionadas por desemprego e compras feitas por modo online durante a pandemia. As atividades do caminhão intinerante acontecem sempre na primeira e terceira semana de cada mês – exceto em dezembro, por conta das festividades – e fica três dias em cada bairro. São disponibilizadas 20 vagas por dia, totalizando 60 em cada uma das localidades. Os atendimentos são feitos por dois advogados e um auxiliar administrativo. O veículo é adaptado com mesas, ar-condicionado, computadores, toldo e gerador.
“As Administrações Regionais já fazem parte do dia a dia dos moradores dos bairros pela proximidade e pelo trabalho desenvolvido junto com a população local. Essa parceria vai ser fundamental para levar informação e orientação jurídica a quem precisa e não sabe nem por onde começar os trâmites burocráticos que alguns processos necessitam”, destaca a secretária de Governo, Rubia Secundino.
A Secretaria de Defesa do Consumidor já intermediou vários casos, com taxa de 86% de situações resolvidas. Para atendimento, os cidadãos precisam apresentar documento de identificação (identidade e CPF), comprovante de residência e os documentos relativos à reclamação. A população também pode denunciar através dos telefones 2719-3144 ou 2719-3144. A Secretaria também atende na Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, nº 481, térreo, no Centro.
CALENDÁRIO DO PROCON INTINERANTE:
Setembro:

- 12, 13 e 14 – Administração Regional do Rio do Ouro (Praça Manuel Antunes Filho)
- 26, 27 e 28 – Administração Regional de Itaipu e Engenho do Mato (Praça Irênio de Matos Pereira)
Outubro:
- 3, 4 e 5 – Administração Regional do Barreto (Horto do Barreto)
- 17, 18 e 19 – Administração Regional do Badu, Sapê e Matapaca (17 - Badu (Pça Ivan da Silva Lima), 18 Sapê (Largo da Padaria Soberana) e 19 - Matapaca (Rua Marilda Gonçalves do Nascimento, 01 Shopping do Pet Fun)
Novembro:
- 7, 8 e 9 – Administração Regional do Largo da Batalha (Praça Levi Francisco da Cruz Nunes)
- 21, 22 e 23 – Administração Regional do Ponto Cem Réis (Praça Dom Agostinho Benassi)
Dezembro:
- 5, 6 e 7 – Administração Regional de Icaraí (Praça Dom Navarro)
- 12, 13 e 14 – Administração Regional do Ingá (Praça Dr Nilo Peçanha)
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