Publicado 13/09/2023 17:37
Niterói – Motoristas e ciclistas devem conviver em harmonia, principalmente em Niterói – que é uma cidade que incentiva o uso da bicicleta. Por isso mesmo aconteceu uma ação da Semana da Mobilidade na manhã da última quarta-feira (13), com o objetivo de ampliar conhecimento sobre educação para o trânsito para ciclistas e motoristas: a distribuição de material educativo.
“A ideia é difundir o conhecimento sobre educação para o trânsito para ciclistas e motoristas em assuntos que têm a ver com a bicicleta. A gente entende que a bicicleta é um fator novo no município, já que as ciclovias só começaram a ser implementadas na cidade há cerca de 10 anos. Então, estamos num período de adaptação para que tanto os motoristas possam respeitar e dar o direito do ciclista de transitar com segurança, como ciclistas possam também saber as regras de trânsito, afinal nem todo ciclista tem habilitação”, esclarece o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões.
Ciclistas que passaram pela ciclovia da Avenida Roberto Silveira receberam um kit de conscientização e segurança no trânsito -- com plaquinhas de PVC para pendurar nas bicicletas portando a mensagem “Respeite o Ciclista”. Além das plaquinhas, que têm versões feminina, masculina e uma infantil, panfletos que informam as principais regras da pedalada também são distribuídos. Já o dos motoristas dá as principais dicas para precaver qualquer tipo de acidente com ciclistas, como, por exemplo, que não é permitido o bloqueio da ciclovia nos cruzamentos.
A mudança de comportamento da população e o aumento no número de ciclistas em Niterói são fruto de diversos investimentos em políticas de mobilidade urbana e infraestrutura elaboradas pela Coordenadoria, que comemora dez anos esse ano. Os ciclistas podem contar com o Bicicletário Arariboia, o único bicicletário totalmente público e gratuito do país, mantido pela Prefeitura. O espaço tem capacidade para quase 500 bicicletas e funciona ao lado do Terminal das Barcas, no Centro da cidade.
No horário de pico, a ciclovia da Avenida Marquês de Paraná, uma das mais movimentadas de Niterói e do país, chega a registrar 780 ciclistas por hora, enquanto na Avenida Atlântica, em plena Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a média é de 444 ciclistas por hora. A meta da Prefeitura de Niterói é que, até 2030, 14% de todas as viagens em Niterói sejam feitas de bicicleta. Hoje são 6%. Atualmente, a malha cicloviária na cidade é de 79km e a previsão é chegar a 120 km até 2024.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.