Publicado 15/09/2023 18:44
Niterói – Com recorde de inscritos na categoria juvenil, acontece neste sábado (16) e no domingo (17), na Praia de São Francisco, a segunda etapa do Campeonato Estadual de Canoa Polinésia do Estado do Rio de Janeiro. A competição reunirá mais de 800 atletas disputando a robusta premiação de R$ 50 mil — igualando a maior do esporte para a categoria Open. Serão disputadas as provas de 8, 10, 16 e 20km em canoas modelo OC1, OC2, V1, V3, OC6 e V6 em categorias que vão desde o Júnior, Estreante, Open, Masters e também o Para Va´A. Ao longo dos dois dias o público e os atletas terão disponível toda a infraestrutura com food trucks na praça de alimentação, e também shows de música ao vivo. Todas as provas serão transmitida pelo canal do Youtube VAA RJ.
A competição terá atletas de Niterói, Rio de Janeiro, Armação de Búzios, Macaé, Cabo Frio, Saquarema, Araruama, Paraty, Angra dos Reis e Maricá -- dos 48 clubes de canoa polinésia do estado. As provas começam a partir das 7h com programação no site https://www.vaarj.com.br
Dois grandes nomes de Armação de Búzios (RJ) estarão na disputa. Arthur Lopes, Campeão Brasileiro na categoria V1 e quinto lugar na categoria Open, disputará a V1 e a OC6 neste domingo. "Estou treinando bastante para essa prova e para as próximas. Evolui bastante desde a última prova. Estou bem confiante", disse o atleta de 17 anos da Makani Búzios, que começou a remar em 2020.
Um dos principais concorrentes de Arthur será Felipe Rodriguez, que nasceu na Patagônia, na Argentina, mas veio morar com oito anos de idade também em Búzios e treina na MPS. Ele tem a disputa do Campeonato Mundial em Londres no currículo. "Descobri o esporte em 2021 por meio do meu pai que já remava, mas foi no começo de 2022 que comecei a remar com bastante frequência, porque queria entrar na equipe júnior do Huihoa que ia para o Brasileiro de Sprint em abril. Consegui, e fomos vice-campeões brasileiros, classificando para o Mundial de Sprint no mesmo ano em Londres. Foi ali que percebi que talvez esse esporte pudesse me abrir muitas portas, e depois de muito trabalho e treino, fomos para Londres em agosto do mesmo ano, finalizando no top 4 do mundo. No final de 2022 conheci o Dave Mac Knight dono da MPS e fui abraçado pelo clube onde comecei a treinar mais de V1 e em fevereiro de 2023 criamos uma equipe júnior", disse o atleta, que foi campeão juvenil estadual na etapa de Saquarema, realizada em abril, e ficou em terceiro lugar com a equipe no Brasileiro de Maratona.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.