Nota Fiscal Eletrônica: crescimento considerável da emissão em NiteróiReprodução/Internet
Publicado 15/09/2023 19:54
Publicidade
Niterói – De abril a junho, Niterói apresentou crescimento considerável na emissão de documentos fiscais na comparação com o mesmo período de 2022, de acordo com a décima edição do Boletim de Movimento Econômico. Estruturado pela Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói (SMF), o estudo compreende o período de abril a junho de 2023. Foi um crescimento de 14,2%. Diariamente foram emitidas neste período, em média, 26 mil notas fiscais na cidade.
“O constante crescimento em termos de emissão de notas fiscais no município aponta para um comportamento da população alinhado com a exigência dos documentos fiscais e o compromisso das empresas na efetividade de suas obrigações, bem como a implantação de políticas públicas facilitadoras em prol do desenvolvimento econômico da cidade”, destacou o secretário de Fazenda em exercício, Heitor Moreira.
O setor de “telecomunicações” teve o melhor posicionamento desde o início das avaliações, com crescimento de 2.790% na emissão das notas. Já o setor de “atividades dos serviços de tecnologia da informação” teve bom desempenho e aparece no segundo lugar. O setor de “serviços” é o maior em participação no Produto Interno Bruto (PIB) e em emprego no Brasil, cenário que se repete no município de Niterói. Uma comparação entre as demais edições deste boletim mostra que o setor tem um comportamento heterogêneo – já que sua dinâmica e suas mudanças são influenciadas pelas transformações nos hábitos de consumo.
Os bairros que mais emitiram notas fiscais, no segundo trimestre de 2023, foram Centro, Icaraí, Itaipu, Fonseca, Santa Rosa, Piratininga e São Francisco. Desde a criação do Boletim, em janeiro de 2021, os bairros do Centro e de Icaraí têm sempre ocupado a primeira e a segunda colocações, respectivamente, em relação à quantidade de notas fiscais eletrônicas emitidas na cidade.
Publicidade
Leia mais