Novos brinquedos: reforço nas escolas municipais para comemorar o mês da criançaDivulgação/Ascom
Publicado 13/10/2023 08:53
Publicidade
Niterói – Já começaram a ser distribuídos na última quarta-feira (11), pelas unidades municipais de educação infantil (UMEIs), os mais de mil brinquedos adquiridos pela Fundação Municipal de Educação (FME) e a Secretaria Municipal de Educação (SME).
Foram adquiridas cerca de 240 mesas de luz, 300 bicicletas, 300 velotróis, 250 triciclos e 60 totokinhas, totalizando cerca de 1150 brinquedos. Os itens estão sendo enviados para as UMEIs e escolas municipais que atendem as crianças na faixa de 0 a 6 anos. A grande novidade entre os brinquedos lúdicos são as mesas de luz. O equipamento consiste numa caixa retangular e lâmpadas, que reflete sobre uma tampa de acrílico, onde podem ser usados materiais como sementes, areia colorida, papel celofane, além de outros objetos. A mesa tem como base a metodologia Reggio Emília, contribuindo para estimular a criatividade e novos experimentos do material por parte dos alunos.
"A potência desses brinquedos coloca a criança como protagonista das ações cotidianas e do processo de aprendizagem. A mesa de luz, com acessórios adequados, é um estímulo imediato e desperta a curiosidade delas. A garotada é atraída pelos efeitos da luz e do brilho, e pelas múltiplas possibilidades que a mesa oferta. Já para momentos de relaxamento e diversão, compramos as bicicletas, como investimento naquilo que as crianças têm de mais importante: a liberdade de sua infância", afirmou a subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke.
O secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, acompanhou a chegada dos brinquedos e viu de perto a alegria das crianças na Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Marly Sarney, em Santa Bárbara. Segundo informações do secretário e presidente, a aquisição dos brinquedos é mais uma ação que integra o Mês das Crianças na Rede Municipal de Niterói, que ainda conta com atividades de arte, cultura e brincadeiras em todas as Unidades de Educação até o fim de outubro.
“Brincar também é aprender. E nada mais simbólico do que entregar esses brinquedos num mês tão significativo como esse. Além de tornar o aprendizado mais divertido, esses brinquedos vão estimular ainda mais o desenvolvimento das nossas crianças”, disse Bira Marques.
Publicidade
Leia mais