Publicado 13/10/2023 09:01
Niterói -- A Firjan e a Prefeitura de Niterói firmam mais uma parceria com um acordo de cooperação técnica com o intuito de promover ações voltadas para o desenvolvimento sustentável do município. A iniciativa foi formalizada por meio da Firjan Leste Fluminense com o objetivo de contribuir com a estruturação de medidas que farão parte do Programa Municipal de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono. A ação tem o envolvimento da Controladoria Geral do Município e da Secretaria Municipal do Clima para o fortalecimento de boas práticas relacionadas aos princípios ESG.
O acordo foi formalizado durante o Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade (Fits Clima), um encontro Pré-Cop28, que reuniu mais de 400 pessoas em debates sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), no Theatro Municipal de Niterói.
“Essa é uma iniciativa de grande valor para o município. É fundamental que haja a junção de esforços entre poder público, empresas e entidades para que as boas práticas, voltadas para o desenvolvimento sustentável, sejam reconhecidas e disseminadas pela região”, destacou o 1° vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, destacando que, com essa medida, a Firjan segue com o cumprimento da agenda Propostas Firjan para um Brasil 4.0.
No evento, Caetano foi representado pelo conselheiro da Firjan Leste, Ruan Carlos Teixeira de Oliveira. “Não tem como a indústria ficar de fora de uma iniciativa como essa. A Prefeitura de Niterói sai na frente assinando um acordo de cooperação com entidades e cabe à Firjan, transmitir conhecimento técnico e empresarial para o programa. Essa ação comunga com a agenda Brasil 4.0, com inovação e meio ambiente”, pontuou o empresário.
O programa que será implementado a partir da cooperação visa certificar empresas niteroienses que, comprovadamente, adotem boas práticas de neutralização de carbono. A iniciativa tem como foco ampliar e fortalecer mecanismos de promoção do desenvolvimento sustentável, especialmente, no que se refere às questões climáticas. Por meio da ação, busca-se a adoção de políticas públicas voltadas para a formulação de medidas que envolvam questões ambientais, sociais e de governança corporativa. “O incentivo do Programa à mitigação, adaptação e compensação das emissões de gases causadores de efeito estufa é essencial ao crescimento sustentável empresarial aliado ao fortalecimento da competitividade”, destacou Lídia Aguiar, analista de Sustentabilidade da Firjan.
A partir do envolvimento de diferentes agentes, a proposta visa o compartilhamento de experiências, para o fortalecimento da capacidade técnica dos participantes. Com o foco no desenvolvimento econômico de diversos setores da indústria no Estado, a Firjan contribuirá com propostas que visem a promoção da competitividade empresarial com crescimento sustentável, através das boas práticas de sustentabilidade e de responsabilidade social.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.