Smart City, em Barcelona: SEPLAG representou o município de NiteróiDivulgação/Ascom
Publicado 12/11/2023 05:52
Publicidade
Niterói - A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), representando a Prefeitura de Niterói, participou do Smart City Expo World Congress, em Barcelona, na Espanha, um dos maiores eventos do mundo sobre inovação urbana. O subsecretário de Governo Digital da SEPLAG, Marcelo Zander, foi convidado para uma mesa que debateu a importância dos direitos digitais. Ele participou do painel “Direitos Humanos na Era Digital: Lições das cidades da Europa e da América Latina", ao lado de representantes de cidades europeias e latino-americanas e da ONU-Habitat.
O objetivo do painel foi discutir como as cidades podem adotar uma abordagem baseada nos direitos humanos para a sua transformação digital e partilhar exemplos práticos, conhecimentos e aprendizagens na implementação local.
O evento reuniu diversos especialistas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades. Participaram do painel o cofundador e diretor de estratégia de Londres, Nicolás Rebolledo; a coordenadora de projeto de Bruxelas, Manon Reniers; a gerente de engajamento da Câmara Municipal de Dublin, Claudia Bailey; e a chefe de conhecimento e inovação da ONU-Habitat, Edlam Yemeru.
O Projeto de Governança de Direitos Digitais foi uma iniciativa simultânea de cidades da Europa e América Latina, destinado a apoiar os governos locais na proteção dos direitos humanos em ambientes digitais. Esses projetos tinham como meta fortalecer as capacidades das cidades para liderar estratégias e ferramentas de transformação digital centradas nas necessidades das pessoas.
"O evento foi importante para mostrar como Niterói tem interesse em envolver todos os cidadãos na transformação digital do Município e se preocupa com a inclusão digital. Após a apresentação, outros municípios manifestaram interesse em participar da coalizão promovida pela ONU-Habitat, mostrando que a experiência positiva de Niterói acaba ajudando a população de outras cidades”, ressaltou Marcelo Zander.
GOVERNO DIGITAL
Niterói foi um dos primeiros municípios do Brasil a lançar uma Estratégia de Governo Digital (EGD) e segue com uma série de projetos e iniciativas voltados para a transformação digital do município. A cidade será pioneira na criação de uma cartilha que define os direitos digitais dos cidadãos. A ideia é consolidar o compromisso com a proteção e promoção dos direitos no ambiente digital. Niterói também faz parte da Cities Coalition for Digital Rights, uma rede de cidades que colaboram para desenvolver políticas baseadas nos direitos digitais.
Publicidade
Leia mais