Publicado 15/04/2024 14:37
Niterói - A Secretaria Municipal de Educação de Niterói (SME) promoveu neste sábado (13) em sua sede o primeiro encontro do curso “Leitura e Escrita na Educação Infantil” (LEEI). A inciativa faz parte de um conjunto de ações que integram o programa “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, lançado em 2023 pelo Governo Federal. O objetivo é garantir, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, o direito à alfabetização de todas as crianças no país.
Niterói foi escolhida para ser um dos polos de formação, abrangendo uma região que compreende os municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Maricá e Rio Bonito. A meta anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) é que, até 2026, 100% dos alunos de todas as escolas públicas estejam alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme o previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
De acordo com o Secretário de Educação e Presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Bira Marques, ao assumir esse compromisso, o município demonstra que o projeto educacional, buscando desenvolver a leitura e a escrita na Educação Infantil, é uma prioridade.
“Em Niteroi nós criamos, em parceria com a UFF, o Programa de Alfabetização, Leitura e Autoria para a Valorização das Redes de Aprendizagens, o P.A.L.A.V.R.A., que integra a politica educacional "Uma Rede Inteira pela Alfabetização e Inclusão”, na qual estamos trabalhando em conjunto com prioridade. Estamos investindo em formação continuada dos profissionais, e também teremos universitários atuando nas escolas para auxiliar neste processo. Essa força-tarefa irá garantir a construção do saber, a aprendizagem e o direito da criança à alfabetização”, pontuou Bira.
A aula inaugural foi ministrada pela professora Silvia Barbosa, da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), que abordou a função social da leitura e da escrita.
“Os alunos nessa fase não têm a obrigação de ler e de escrever, mas a oportunidade de se encontrarem com as possibilidades da leitura e da escrita. Há várias situações práticas na Educação Infantil que vão incluindo a criança e, com isso, ela vai ampliando a sua visão de mundo. A gente entende que o principal modo de fazer isso é através do contato com a literatura, com o professor lendo para elas e também se encantando com as histórias”, disse Silvia.
A Diretora da Casa da Avaliação e Formação (CAF) e articuladora do Programa Nacional da Criança Alfabetizada em Niterói, Renata Ferman, destaca que o projeto do MEC valoriza experiencias anteriores e o protagonismo dos municípios.
“O LEEI é uma importante ação do MEC, que se articula com a política de formação da Rede Municipal de Niterói. A nossa política tem o objetivo de qualificar, cada vez mais, o trabalho pedagógico, potencializando as boas práticas que já ocorrem nas nossas Unidades de Educação”, afirmou.
Niterói foi escolhida para ser um dos polos de formação, abrangendo uma região que compreende os municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Maricá e Rio Bonito. A meta anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) é que, até 2026, 100% dos alunos de todas as escolas públicas estejam alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme o previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
De acordo com o Secretário de Educação e Presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Bira Marques, ao assumir esse compromisso, o município demonstra que o projeto educacional, buscando desenvolver a leitura e a escrita na Educação Infantil, é uma prioridade.
“Em Niteroi nós criamos, em parceria com a UFF, o Programa de Alfabetização, Leitura e Autoria para a Valorização das Redes de Aprendizagens, o P.A.L.A.V.R.A., que integra a politica educacional "Uma Rede Inteira pela Alfabetização e Inclusão”, na qual estamos trabalhando em conjunto com prioridade. Estamos investindo em formação continuada dos profissionais, e também teremos universitários atuando nas escolas para auxiliar neste processo. Essa força-tarefa irá garantir a construção do saber, a aprendizagem e o direito da criança à alfabetização”, pontuou Bira.
A aula inaugural foi ministrada pela professora Silvia Barbosa, da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), que abordou a função social da leitura e da escrita.
“Os alunos nessa fase não têm a obrigação de ler e de escrever, mas a oportunidade de se encontrarem com as possibilidades da leitura e da escrita. Há várias situações práticas na Educação Infantil que vão incluindo a criança e, com isso, ela vai ampliando a sua visão de mundo. A gente entende que o principal modo de fazer isso é através do contato com a literatura, com o professor lendo para elas e também se encantando com as histórias”, disse Silvia.
A Diretora da Casa da Avaliação e Formação (CAF) e articuladora do Programa Nacional da Criança Alfabetizada em Niterói, Renata Ferman, destaca que o projeto do MEC valoriza experiencias anteriores e o protagonismo dos municípios.
“O LEEI é uma importante ação do MEC, que se articula com a política de formação da Rede Municipal de Niterói. A nossa política tem o objetivo de qualificar, cada vez mais, o trabalho pedagógico, potencializando as boas práticas que já ocorrem nas nossas Unidades de Educação”, afirmou.
Em junho de 2023, o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio (INEP) divulgaram a pesquisa "Alfabetiza Brasil", realizada com professores e especialistas da área de alfabetização. Os resultados contribuíram para definir que uma criança alfabetizada no Brasil é aquela que, dentre outros aspectos, consegue ler e localizar informações em pequenos textos formados por períodos curtos e escrever sobre a vida cotidiana.
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