Publicado 10/06/2025 09:34 | Atualizado 10/06/2025 09:37
Niterói - A Confederação Brasileira de Vela (CBVela), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), acaba de lançar o e-book Velas ao Vento: compromisso com regatas mais sustentáveis, um estudo pioneiro sobre as emissões de carbono associadas aos deslocamentos e à logística de realização de eventos de vela. A publicação tem como base a experiência do I Troféu de Vela Feminina, realizado em Niterói (RJ), em novembro de 2024.
PublicidadeA obra apresenta uma análise detalhada das emissões de gases de efeito estufa (GEE) relacionadas ao uso de embarcações a motor e aos meios de transporte utilizados por atletas e profissionais envolvidas na organização do evento. O estudo alcançou 76% de participação entre o público do campeonato e gerou indicadores que contribuem para o planejamento de eventos mais conscientes e sustentáveis.
Ao evidenciar que quase 70% das emissões vieram de deslocamentos aéreos, o estudo reforça a importância de ações práticas de mitigação e compensação, além de incentivar a adoção de ferramentas simples de mensuração que podem ser replicadas por clubes, federações e organizadores em todo o país.
O lançamento do e-book ocorre em um momento estratégico, com o Brasil na rota da COP30, que será realizada em Belém (PA) em 2025. Para a CBVela, primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a publicação representa um avanço na agenda ambiental do esporte da vela e demonstra o potencial transformador do diálogo entre ciência, esporte e sustentabilidade.
“Quando a vela aponta a sua proa para o enfrentamento das mudanças climáticas e se propõe a adotar e apoiar iniciativas para compreender, mensurar, evitar, reduzir e mitigar seus próprios impactos, um forte sinal é enviado à sociedade. Se um esporte completamente integrado à natureza - à água, ao vento e às condições climáticas - se posiciona e age sobre o tema, ele leva seus praticantes, fãs, admiradores e simpatizantes para o mesmo percurso”, registra o texto de apresentação do estudo.
PARCERIA - O e-book Velas ao Vento foi desenvolvido grupo de Experiências em Turismo e Transporte Ativos (ETTA) da Universidade Federal Fluminense, coordenado pela professora Priscila Morela Edra, e pela área de Sustentabilidade da Confederação Brasileira de Vela, representada pela jornalista Sandra Di Croce Patricio e pela velejadora Marina Roma da Fonte.
É o primeiro fruto da parceria entre a universidade e a confederação no âmbito do projeto Turismo em Águas, que integra pesquisa e extensão e se propõe a criar um modelo para a mensuração e análise dos impactos da realização de competições e eventos do esporte à vela.
Na área ambiental, são pesquisados os impactos decorrentes dos transportes utilizados nos deslocamentos de pessoas e equipamentos em função de campeonatos de vela e também das embarcações a motor que acompanham as regatas. Na área econômica, o projeto busca mapear impactos econômicos para os destinos turísticos que sediam os eventos e agentes envolvidos no processo.
O projeto também realiza a transmissão de eventos esportivos náuticos com a criação simultânea de entretenimento e material didático, contribuindo para a disseminação do conhecimento sobre a vela.
E-book: Velas ao Vento: compromisso com regatas mais sustentáveis
Autores: CBVela, Sandra Di Croce Patricio, Fátima Priscila Morela Edra, Marina Roma da Fonte.
Autores: CBVela, Sandra Di Croce Patricio, Fátima Priscila Morela Edra, Marina Roma da Fonte.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.