Niterói: Evento deve reunir mais de 50 mil pesquisadores e será uma grande celebração da ciência, cultura e inclusão socialEvelen Gouvêa
Publicado 03/10/2025 08:35
Niterói – A cidade de Niterói foi confirmada como sede do Congresso Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2026. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves, ao lado da presidente da SBPC, Francilene Garcia, e do reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Nóbrega, durante reunião nesta quinta-feira (02), no gabinete do chefe do Executivo. Com o tema “Ciência para todos: soberania, desenvolvimento e inclusão”, o congresso será realizado em julho de 2026 e promete impulsionar ainda mais a relação entre ciência e sociedade.
Publicidade
O evento, um dos mais importantes da comunidade científica nacional, deve atrair mais de 50 mil pesquisadores, estudantes e entusiastas da ciência de todo o Brasil. A cidade de Niterói tem hoje cerca de 70 mil estudantes no ensino superior e a Prefeitura lançou o maior programa municipal de aluguel universitário do país, uma política inédita que reforça o compromisso com a permanência estudantil e com o futuro da juventude.
“Será uma grande festa de ciência e cultura. Um marco histórico para Niterói, que reforça sua vocação como cidade do conhecimento e da inovação. Temos inúmeras parcerias com a universidade e o evento consolidará ainda mais Niterói como um grande parque tecnológico e de pesquisas”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
A presidente da SBPC, Francilene Garcia, celebrou a escolha da cidade. “Vai ser excelente, não só para o estado do Rio de Janeiro, mas especialmente para Niterói e cidades do entorno. Convidamos toda a comunidade científica e a população em geral para essa grande celebração”.
O reitor da UFF, Antonio Claudio, destacou o impacto positivo do congresso. “É um evento que movimenta a cidade, fomenta o debate sobre ciência e inclusão e reforça o papel das universidades no desenvolvimento social e econômico”.
Leia mais