Niterói: Três meses atrás, a família tentou antecipar a cerimônia religiosa para que Alex pudesse participar, mas uma internação o impediuDivulgação
Publicado 13/10/2025 11:56 | Atualizado 13/10/2025 15:31
Niterói - O Complexo Hospitalar de Niterói, no último dia 16 de setembro, foi palco de uma cerimônia especial de casamento. Malu Estrada, 27 anos, disse o famoso sim para seu noivo Luis Guillermo Gonzalez Mayerhofer, 26 anos, sob a benção de seu pai Alex Machado, 51 anos , paciente em cuidados paliativos da unidade de Oncologia do hospital. A cena inédita emocionou os profissionais de saúde da unidade e presentes que acompanharam a cerimônia.
Publicidade
A história de pai e filha é repleta de amor e cuidado. Ele conheceu a jovem quando ela tinha 16 anos, ao se casar com a mãe dela, Vânia de Almeida, e desde então a criou como se fosse sua própria filha. Três meses atrás, a família tentou antecipar a cerimônia religiosa para que Alex pudesse participar, mas uma internação o impediu. Para Malu, realizar o casamento sem a presença dele simplesmente não teria o mesmo significado.
"Meu pai me ensinou tudo que sei sobre caráter, integridade, família e me criou como se eu fosse a filha dele, é um amor incondicional. Quando ele me viu de noiva ficou no primeiro momento sem entender e só foi entender no momento em que viu o meu noivo, foi lindo!", conta Malu.
A ideia de realizar a cerimônia dentro do hospital surgiu quando Malu percebeu a reação do pai: ele demonstrou grande melhora no ânimo ao vê-la vestida de noiva, durante o período em que ainda estava em casa fazendo o tratamento. A partir desse momento, a equipe médica e de psicologia do Complexo Hospitalar de Niterói sugeriu que a família realizasse o desejo de Alex - acompanhar o casamento da filha - e organizou todos os detalhes para transformar a ocasião em uma lembrança inesquecível.
"Juliana Andrade, psicóloga do CHN, falou comigo sobre a cerimônia de casamento ser no hospital, pois meu pai sempre falava com ela que me imaginava de noiva todos os dias. Topei na hora, toda equipe hospitalar comprou a ideia, foi muito mágico. Acredito que nem no ano que vem será tão lindo quanto o que vivemos nesse dia", disse Malu Estrada.
Para Juliana Andrade, responsável pela psicologia da unidade, o forte envolvimento emocional e humano da equipe demonstrou carinho genuíno pelo paciente e pela família. "Nunca tinha acontecido um casamento na nossa unidade, o time se prontificou a ajudar de forma colaborativa com todo o momento que virou um evento", concluiu a psicóloga.
A cerimônia foi organizada respeitando todas as normas de biossegurança, com carinho e a participação ativa da equipe multiprofissional da UTI de Oncologia. A médica intensivista Marcelle Bastos, que acompanhou de perto a trajetória clínica de Alex, fala da importância do cuidado integral aos pacientes e familiares. "Atender o desejo do paciente de participar do casamento da enteada trouxe acolhimento, conforto e significado" e ainda ressalta que o CHN sempre busca viabilizar ações especiais dentro das possibilidades dos pacientes.
Leia mais