Problema antigo: em outubro de 2022, cartaz anunciava paralisação da radiologiaReprodução Redes Sociais
Publicado 22/01/2024 16:00 | Atualizado 24/01/2024 10:20
Profissionais do Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo, mais uma vez denunciam as condições dos serviços prestados pela unidade de saúde municipal, que atende também a outros 13 municípios vizinhos. Segundo funcionários da Radiologia, há equipamentos quebrados e falta um sistema informatizado de compartilhamento de imagens. Os exames de raio-x estariam sendo entregues aos pacientes em folha de papel A4, algo proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Também de acordo com os profissonais, a máquina chamada de processadora está com defeito e eles estão usando um equipamento que só faz uma leitura por vez, o que não atende a demanda do hospital.
Diante das denúncias, representantes do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Rio de Janeiro visitaram o Hospital Raul Sertã. E segundo a entrevista que concederam para à Intertv, os ambientes fiscalizados sofrem com uma gama de inconsistências sanitárias. O Conselho afirmou que levará o caso para a Anvisa e para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
Em resposta à imprensa, a Prefeitura de Nova Friburgo afirmou que “Na primeira semana do ano, foi concluída uma licitação de insumos para o setor e o material deve ser entregue em poucos dias. Já existe processo em andamento para a compra de equipamentos mais modernos para o setor de Raio-X".
O governo também informou que o serviço foi retomado após manutenção e garante não exisitir queixa formal ou recusa do exame impresso em papel à direção do hospital.
Problema antigo
Não é de hoje que os profissionais de radiologia se queixam das condições de trabalho. Em outubro de 2022, chegaram a paralisar os serviços com uma série de reivindicações salariais e condições de trabalho. À época, um cartaz foi afixado na portaria com a inscrição “Caos na Radiologia do Raul Sertã”.
Raio x impresso em papel A4 no Hospital Raul Sertã - G1
Raio x impresso em papel A4 no Hospital Raul SertãG1
 
Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Show Player

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias