Prefeitura de Nova Iguaçu realizou mais uma etapa do 'Programa Escolas Seguras'Divulgação/PMNI
Publicado 29/08/2022 12:00
A Secretaria de Defesa Civil de Nova Iguaçu realizou, na última semana, mais uma etapa do “Escolas Seguras: Desenvolvendo a Resiliência através da Educação”. O projeto, que consiste num exercício simulado em escolas da rede municipal, visa tornar as escolas mais seguras por meio de uma cultura de prevenção e percepção de riscos a desastres.
A Escola Municipal Jaceruba foi a quarta unidade da rede municipal a receber o projeto este ano. Ao longo da semana, alunos e funcionários participaram de palestras, oficinas e simulações de desocupação, tudo sob orientação de agentes da Secretaria de Defesa Civil de Nova Iguaçu. Eles ainda aprenderam a perceber riscos de desastres e a criar uma cultura de prevenção.
Durante a simulação de desocupação de emergência, os 82 alunos da escola do turno da manhã, além de 17 funcionários, ao ouvirem a sirene, saíram da unidade de forma organizada e em fila. Todos levaram apenas um minuto e dez segundos para evacuar a unidade.
“A gente percebe que todo o treinamento durante a semana valeu a pena. A informação foi passada de forma bem lúdica. Eles vão levar isso para a vida. É uma escola longe, no campo. Esse curso foi bem produtivo e nossos alunos estão preparados para sair da escola em caso de emergência de forma organizada”, comentou a diretora da escola, Daniele da Rocha Silva Xavier.
O projeto “Escolas Seguras” já foi realizado em 26 instituições de ensino da rede municipal, capacitando mais de 11 mil alunos e cerca de 1.300 funcionários e professores. Em julho, a ação foi feita na Escola Municipal Paulo Roberto Fiorenzano. O programa ainda vai passar pelas escolas municipais CAIESP Castrolina Faria Lima, CIEP 187 – Benedito Laranjeiras e Casa da Criança de Miguel Couto.
Leia mais