Alunos participaram de ação de plantio de mudas às margens do Rio Botas, em Nova Iguaçu.Divulgação
Publicado 01/06/2023 09:53
Publicidade
Alunos da Escola Municipal Presidente Getúlio Dornelles Vargas, no bairro Kennedy, em Nova Iguaçu, participaram, nesta semana, do plantio de mudas às margens do Rio Botas, durante ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. A ação faz parte de uma campanha para conscientizar sobre a importância de evitar o descarte irregular de lixo no local.
Os amigos Isabele da Silva Monteiro e João Gabriel dos Santos Pereira, ambos com 10 anos, fizeram parte do grupo de 300 estudantes que sujaram as mãos de terra por uma boa causa.
“É importante plantar para o rio ficar menos poluído e mais bonito. Com as novas plantas aqui ao redor do Rio Botas, as pessoas vão deixar de jogar lixo e irão preservar mais o meio ambiente, evitando enchentes. Vou ensinar meus colegas a plantar para ver um planeta mais limpo”, disse Isabele.
Os alunos aprenderam a confeccionar cartazes com pedidos de preservação do meio ambiente e deram um abraço simbólico no Rio Botas. Foram plantadas mudas típicas da Mata Atlântica, como Grumixama, Aroeira, Pau-Formiga, Cássia-Rosa e Pau-Ferro.
“Estamos dando continuidade ao Dia da Mata Atlântica com um trabalho de educação ambiental com os alunos. Essa atividade de plantio é bem simbólica, pois os alunos aprenderam que o Rio Botas nasce na Serra do Vulcão, deságua no Rio Iguaçu, que dá seu curso final na Baía de Guanabara. Esse ciclo hídrico é importante para todos e o conceito da preservação. O descarte irregular de lixo e entulhos contribui com as enchentes”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Nova Iguaçu, Fernando Cid.
As ações ambientais da Prefeitura começaram no último sábado (27) com o plantio de quatro Oitis na Rua Otávio Tarquino, que substituíram árvores da mesma espécie que foram envenenadas e mortas no local, em dezembro do ano passado. A outra atividade foi a substituição de duas palmeiras imperiais no Paço Municipal, que estavam doentes e apresentavam risco de queda.
Publicidade
Leia mais