Atenção Primária à Saúde segue abaixo da média nas metas definidas pelo Ministério da SaúdeReprodução
Publicado 12/10/2023 19:13
Publicidade
Nova Friburgo ficou na 52ª colocação entre os 92 municípios fluminenses no ranking do Previne Brasil neste segundo quadrimestre de 2023. A avaliação do Ministéro da Saúde mede o desempenho dos municípios brasileiros em relação à atenção primária de saúde de cada município.
A nota de Nova Friburgo foi 5,62 com desempenho 200.09, o que coloca o município na 5ª posição entre os 16 municípios da Região Serrana. Apesar da aparente boa colocação, a nota está bem atrás do primeiro colocado regional, Cantagalo, que atingiu 9.74 e desempenho de 691.54, o que revela a grande distância entre a qualidade dos serviços. O único indicador em que a cidade ficou com indicador azul, ou seja, maior ou igual que a meta, foi na proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV, com 61% para a meta de 60%.
Apesar dos números não tão positivos, o município melhorou no ranking, em comparação com o mesmo quadrimestre de 2022, quando alcançou a 12ª colocação regional com a nota 2.23.
O desempenho do Previne Brasil é um dos componentes do programa de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), que determina o valor que as gestões municipais devem receber em repasses federais. No total, são avaliados sete indicadores de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas. Quanto maior o desempenho total, mais recursos serão destinado ao município


Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Show Player

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias