Nova Iguaçu fez diversas ações alusivas ao Outubro Rosa nas unidades de saúde do municípioAlziro Xavier / Divulgação / PMNI
Publicado 07/11/2023 19:53
Publicidade
Nova Iguaçu - Há pouco mais de um ano, a professora Michele Tozi Ferreira, de 45 anos, recebeu uma notícia impactante: estava com câncer de mama. Embora tenha sido um momento difícil, o exame de mamografia, que ela costuma fazer rotineiramente, foi crucial para ajudá-la na luta contra a doença. Foram consultas, sessões de quimioterapia e a cirurgia para retirada de parte da mama, feita no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), até alcançar a cura.
Na última semana, ela retornou à unidade de saúde para participar de um bate-papo sobre a campanha Outubro Rosa e falou como o diagnóstico precoce foi essencial para sua vida. “No começo perdi o chão, foi difícil, mas segui em frente com o tratamento que também me deixava mal. Mas graças a Deus e aos apoios dos médicos, agora estou livre da quimioterapia e do tumor. O exame de rotina me deu um diagnóstico precoce e eu pude ser curada”, disse.
A campanha Outubro Rosa mobilizou as unidades de saúde de Nova Iguaçu com eventos de conscientização. A cidade é uma das poucas da Baixada Fluminense a oferecer acompanhamento médico para pacientes que estão em tratamento dos cânceres de mama ou de colo de útero. No HGNI, foram realizadas 832 consultas em mastologia e 226 em ginecologia oncológica, em sete meses.
“Por ser uma referência na região, o hospital atende mulheres que apresentam sinais e sintomas destas doenças. Oferecemos consultas, biópsia e até a cirurgia, mas o papel institucional é sensibilizar todas as mulheres, sejam funcionárias, pacientes ou acompanhantes, sobre o câncer de mama”, destaca o diretor-geral do HGNI, Ulisses Melo.
O médico mastologista do HGNI, Wandir Ramos, e a médica ginecologista oncológica, Ana Cristina Hernani, conduziram o bate-papo entre os profissionais da saúde que participaram do evento. Além da conversa, os convidados ganharam um momento de descontração e autocuidado, com serviços de maquiagem, tranças de cabelo, fotografia temática e um café da manhã.
“Essa campanha tem que se estender a todos os meses. A mulher com mais de 40 anos deve fazer a mamografia anualmente, que é essencial para um diagnóstico precoce, os exames clínicos e acompanhamento médico. Essa combinação apresenta um índice de 95% de cura do câncer de mama”, disse.
Publicidade
Leia mais