Publicado 04/12/2023 15:08
Nova Iguaçu - Todo dezembro o fluxo de pessoas circulando pela rua Waldete Charmom do Carmo Lima, bairro Monte Líbano, em Nova Iguaçu, aumenta de forma expressiva. São crianças, adolescentes, adultos e idosos que ficam encantados e com os olhos brilhando com a beleza da decoração de Natal da casa de número 62. Pelo décimo quinto ano consecutivo, a advogada, artesã, defensora da natureza e apaixonada pelo Natal, Bernardete Goulart, cria esculturas com material reciclável para tornar o Natal da população da Baixada Fluminense mais encantador, mágico e feliz.
O trabalho artesanal começou em março para que as esculturas estivessem expostas na calçada da residência a partir do dia 30 de novembro. As alegorias maiores levam cerca de 20 dias para serem finalizadas.
"É prazeroso observar as pessoas tirando fotos, admirando meu trabalho. Posso dizer que me sinto motivada a produzir mais peças e, claro, contribuir para a preservação do meio ambiente e resgatar o espírito natalino", disse.
Bernardete disse que a novidade esse ano são a bicicleta dourada, bolas decorativas feitas com garrafas pet, bolas de pilates, balãozinho feito de garrafa de água mineral. Empenhada em tornar o mundo melhor, Bernadete faz uma espécie de poupança para a manutenção das esculturas como, por exemplo, pinturas, acabamentos e iluminação que ficam em média R$ 3 mil.
Com a iniciativa da artesã, o ambiente é poupado de receber em média 3 mil garrafas pet. Toda dedicação à natureza e ao Natal já resultou em vitórias ao participar de concursos de decoração natalina. Outro destaque é a neve caindo, que a artesã explica como faz.
"A neve é produzida por uma máquina com produto específico que libera flocos imitando a neve", completou.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.