Agilidade com que as ideias ganham forma chamou a atenção dos empresários durante a visita ao novo FabLabDivulgação
Publicado 20/08/2025 09:03
Nova Iguaçu - Uma nova unidade FabLab foi inaugurada na Firjan SENAI SESI Nova Iguaçu durante a última reunião do Conselho Empresarial Firjan Nova Iguaçu e Região. Com esse laboratório, toda a rede Firjan SENAI passa a contar com o ambiente que permite a concepção de protótipos para o desenvolvimento de projetos voltados para diversos segmentos da indústria. Ao todo, 20 instalações com equipamentos e tecnologia de ponta estão em funcionamento, proporcionando a prática do aprendizado de forma criativa e inovadora em todas as escolas com ensino técnico aplicado pelo estado.
Publicidade
Desde 2014, a Firjan SENAI investe nos FabLabs, estruturando uma metodologia própria em alinhamento com as necessidades do SENAI. O primeiro laboratório foi inaugurado no Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação, no Rio de Janeiro.
“A Firjan SENAI foi a primeira instituição de educação profissional do Brasil a implantar o FabLab como uma estratégia de Educação Profissional relacionada aos processos formativos de nível técnico. O FabLab fomenta a educação como base para a criação de uma cultura de inovação e aplicabilidade em todos os cursos técnicos da Firjan SENAI”, destacou o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.
A expectativa é de que, em Nova Iguaçu, sejam atendidos cerca de 1,5 mil alunos ainda este ano. “Esta nova unidade do FabLab agrega ainda mais valor à Firjan SENAI Nova Iguaçu, que já oferece um serviço de excelência em diversos segmentos e fomenta o desenvolvimento da indústria. Os laboratórios contribuem para uma formação focada na construção de conhecimentos por meio de projetos, desenvolvimento da criatividade e estímulo à inovação”, afirmou Marcelo Kaiuca, presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região.
Tecnologia e equipamentos de ponta à disposição da aprendizagem profissional
Por meio do FabLab é possível o compartilhamento de conhecimento, com o desenvolvimento de projetos a partir do uso de computadores, softwares de computação gráfica e máquinas de fabricação digital, para a produção de protótipos. O ambiente favorece a aprendizagem de forma interdisciplinar, com o desenvolvimento de atividades que envolvem diferentes áreas de estudo. Assim, é possível que um aluno do curso automotivo atue em projetos para as áreas de eletricidade ou mecânica, por exemplo.
Além da gama de equipamentos e tecnologias disponibilizados, a agilidade com que as ideias ganham forma chamou a atenção dos empresários durante a visita ao novo FabLab. O aluno do curso de Eletroeletrônica, Isaac Ferreira Sarmento, de 18 anos, surpreendeu com o seu projeto: um equipamento de monitoramento de chuvas fortes, para emissão de alertas às comunidades para o escoamento de áreas consideradas de risco. Ele começou a elaborar a ideia há um mês e, em um dia de trabalho, já tinha peças e equipamentos prontos para testes. “Um espaço como esse é essencial para a nossa formação. Todo curso técnico deveria ter um espaço desse”, destacou.
Leia mais