Publicado 10/04/2023 06:00
Se você já se fez a pergunta que está no título desse artigo, isso é um bom sinal. Uma demonstração de que você está se autoavaliando e buscando compreender que tipo de profissional e ser humano você é dentro do seu ambiente de trabalho. Muitos acreditam que essas duas palavras – chefe e líder – significam a mesma coisa, mas elas são bastante diferentes. O que elas têm em comum é o fato de lidar com pessoas.
Chefes em geral são bons gestores de recursos materiais, são experientes e ótimos técnicos, mas nem sempre são bons em lidar com gente. Seu foco é cumprir orçamentos, cobrar resultados e direcionar os esforços a fim de atingir metas. Chefes clássicos exercem a chefia no estilo “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, e se impõem muito mais pelo medo do que pelo respeito. Chefes às vezes exigem das pessoas aquilo que elas não podem ou não estão preparadas para dar.
Já quando um líder está à frente de uma equipe, o material humano entra na equação para se obter resultados e bater metas. Em vez de simplesmente delegar tarefas, ele procura tirar o melhor de cada um. Ou, como bem resumiu Abraham Lincoln, um dos maiores presidentes que os Estados Unidos já tiveram, “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.”
Líderes fazem questão que a equipe compreenda o processo, a razão pela qual as coisas precisam ser feitas de determinado modo para que dê certo no final. E mais: ele escuta as pessoas e leva em conta o que elas dizem.
Um líder consegue fazer com que as pessoas deem o melhor de si de forma espontânea, transformando a pressão por resultados em motivação genuína. Ele promove um bom ambiente de trabalho, sabe ser firme, mas sem perder a gentileza e o respeito. É aquela máxima: elogios em público; broncas, no privado.
E agora que você chegou até aqui, responda para si mesmo. Você é um chefe ou um líder?
Alessandro Carvalho de Miranda é engenheiro, empreendedor e escreve no blog www.liderancaemais.com.br
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.