Uruan Cintra de Andrade. Secretário de Estado de Infraestrutura e CidadesDivulgação
Publicado 29/08/2023 00:00
Publicidade
Este ano, o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que vivemos um novo tempo. Nove cidades da Região Metropolitana do Estado do Rio – incluindo a capital, São Gonçalo e Duque de Caxias – registraram queda do número de habitantes. A população fez um caminho inverso, rumo ao interior, principalmente com os investimentos em infraestrutura feitos pelo Governo do Rio de Janeiro.
O município de Cardoso Moreira, no Norte Fluminense, é um exemplo. Com 12.958 habitantes, a cidade está retomando a sua importância e recebendo melhorias em diversas áreas, garantindo a qualidade de vida da população. Obras de saneamento e urbanização, oferta de cursos profissionalizantes em unidades técnicas do Estado, programas voltados para produtores rurais e a atração de novas empresas, com geração de postos de trabalho, asseguram o crescimento socioeconômico. Resultados de uma política assertiva de desenvolvimento do interior instituída pelo governador Cláudio Castro.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades tem feito o seu papel, sempre em completa sintonia com os prefeitos e prefeitas fluminenses. Além de nossas ações diretas, de obras estruturantes, realizamos ainda a reforma de equipamentos, como batalhões da Polícia Militar e delegacias de polícia; a recuperação dos mais de seis mil quilômetros da malha rodoviária; assim como a regularização fundiária, levando cidadania a milhares de famílias por meio da posse da terra onde moram e produzem. Tudo isso, com certeza, permitirá que as cidades possam absorver a população que retorna de forma inclusiva, transformando o interior em um grande precursor de crescimento do Rio de Janeiro.
Tenho certeza que um desenvolvimento igual e sustentável para todos os municípios vai contribuir para o fortalecimento de todo o Estado do Rio.
Uruan Cintra de Andrade
Secretário de Estado de Infraestrutura e Cidades
Publicidade
Leia mais