Publicado 29/09/2023 00:00
Será que nós, adultos, pais, educadores, cuidadores, percebemos a importância das emoções no processo de desenvolvimento do ser humano?
Proponho tal reflexão tendo em vista que 10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental.
Proponho tal reflexão tendo em vista que 10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental.
Nosso século é marcado pela tecnologia e por transtornos emocionais.
Aumentam os índices de problemas psíquicos entre crianças e jovens. Cresce a cada dia o número de jovens que se mutilam. A automutilação atinge adolescentes no Brasil e no mundo. Pesquisas indicam que 20% dos jovens sofrem desse mal. Além disso, em nosso país, as taxas de suicídio cresceram na população em geral. O suicídio é, hoje, a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil.
É urgente refletirmos sobre as emoções e como elas influenciam o nosso cotidiano.
Aumentam os índices de problemas psíquicos entre crianças e jovens. Cresce a cada dia o número de jovens que se mutilam. A automutilação atinge adolescentes no Brasil e no mundo. Pesquisas indicam que 20% dos jovens sofrem desse mal. Além disso, em nosso país, as taxas de suicídio cresceram na população em geral. O suicídio é, hoje, a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil.
É urgente refletirmos sobre as emoções e como elas influenciam o nosso cotidiano.
Perseverança, resiliência, determinação, colaboração, autocontrole, empatia, curiosidade, otimismo e confiança são algumas das habilidades socioemocionais possíveis de serem desenvolvidas.
As habilidades socioemocionais levam em consideração como o indivíduo consegue identificar e gerenciar suas emoções quando precisa tomar decisões intrapessoais e interpessoais. É, portanto, uma capacidade reflexiva de lidar com as emoções e os sentimentos, a qual potencializa características ímpares do seu eu nas relações com o outro.
Pesquisas neurocientíficas revelam que o programa emocional do indivíduo é iniciado enquanto feto a partir da interpretação das emoções vividas pela mãe. Além disso, afirmam que a base de tal programa emocional é construída até os 7 anos de vida.
Desta forma, é fundamental uma educação emocional desde a mais tenra idade, visando que o ser humano viva em sociedade de maneira positiva e estabeleça vínculos saudáveis consigo próprio e com os outros.
Educar emocionalmente implica em fortalecer o indivíduo, resgatar valores, o senso de respeito, de solidariedade e responsabilidade.
Escolas e famílias devem se unir em prol de estruturar os melhores recursos e planejar situações de aprendizagem que auxiliem as crianças a desenvolverem suas habilidades socioemocionais. Todavia, é necessário que nós, adultos, também tenhamos disponibilidade de "mergulhar" no processo do autoconhecimento.
Somente buscando aprimorar as nossas próprias habilidades seremos capazes de orientar assertivamente as crianças e os jovens. Então, responda sinceramente, em que nível de desenvolvimento está o seu empenho por sua saúde emocional?
As habilidades socioemocionais levam em consideração como o indivíduo consegue identificar e gerenciar suas emoções quando precisa tomar decisões intrapessoais e interpessoais. É, portanto, uma capacidade reflexiva de lidar com as emoções e os sentimentos, a qual potencializa características ímpares do seu eu nas relações com o outro.
Pesquisas neurocientíficas revelam que o programa emocional do indivíduo é iniciado enquanto feto a partir da interpretação das emoções vividas pela mãe. Além disso, afirmam que a base de tal programa emocional é construída até os 7 anos de vida.
Desta forma, é fundamental uma educação emocional desde a mais tenra idade, visando que o ser humano viva em sociedade de maneira positiva e estabeleça vínculos saudáveis consigo próprio e com os outros.
Educar emocionalmente implica em fortalecer o indivíduo, resgatar valores, o senso de respeito, de solidariedade e responsabilidade.
Escolas e famílias devem se unir em prol de estruturar os melhores recursos e planejar situações de aprendizagem que auxiliem as crianças a desenvolverem suas habilidades socioemocionais. Todavia, é necessário que nós, adultos, também tenhamos disponibilidade de "mergulhar" no processo do autoconhecimento.
Somente buscando aprimorar as nossas próprias habilidades seremos capazes de orientar assertivamente as crianças e os jovens. Então, responda sinceramente, em que nível de desenvolvimento está o seu empenho por sua saúde emocional?
Paty Fonte
Educadora especialista em Pedagogia de Projetos. Autora do livro 'Competências Socioemocionais na Escola'
Educadora especialista em Pedagogia de Projetos. Autora do livro 'Competências Socioemocionais na Escola'
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.