Publicado 24/06/2024 00:00
Em termos de transformação digital, o Brasil e, particularmente, o estado do Rio de Janeiro
vêm conquistando avanços notáveis aos olhos do mundo. O ranking da Organização das
Nações Unidas (ONU) coloca o país na décima segunda posição que avalia os países com
mais serviços públicos online no planeta. Já o estado do Rio, por sua vez, aparece em 3°
lugar geral no ranking, divulgado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e
Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), que mensura a oferta
de serviços digitais no país.
Publicidadevêm conquistando avanços notáveis aos olhos do mundo. O ranking da Organização das
Nações Unidas (ONU) coloca o país na décima segunda posição que avalia os países com
mais serviços públicos online no planeta. Já o estado do Rio, por sua vez, aparece em 3°
lugar geral no ranking, divulgado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e
Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), que mensura a oferta
de serviços digitais no país.
Hoje o Rio de Janeiro tem o maior projeto de transformação digital do Brasil e com o foco
voltado ao cidadão fluminense. Esse olhar humano e para toda a população foi destaque
durante a e-Gov Conference, realizada na Estônia, em maio deste ano. O estado foi o
primeiro representante da América do Sul a realizar uma palestra no maior evento de
governo digital do mundo. O modelo estoniano foi uma das inspirações para o
desenvolvimento do RJ Digital, programa de digitalização estadual desenvolvido pela
Secretaria de Transformação Digital e pelo PRODERJ e que hoje disponibiliza mais de 2400
serviços de forma rápida e objetiva, por meio do portal www.rj.gov.br.
Estamos sempre atentos às novas tendências e novidades que podem facilitar a vida da
população com o uso da tecnologia. Além de utilizarmos a linguagem simples no portal,
contamos com um intérprete virtual para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O recurso
permite a tradução de todo o conteúdo, sejam textos, áudios ou vídeos. A população
também pode avaliar cada serviço disponível. Hoje temos um painel que monitora essas
interações e o aperfeiçoamento é diário. Já são mais de 14 milhões de acessos aos
serviços do portal e o boletim online da rede estadual de ensino é o mais acessado desde o
lançamento do canal, em 2022.
Outra ação fundamental que lançamos foi o programa RJ Digital Municípios. Uma
integração realmente efetiva e inédita entre os poderes municipal, estadual e federal. A lição
é simples: “Sem integração, não há digitalização. E sem digitalização perpetua-se a
burocracia”. Hoje estamos avançando na modernização da gestão das prefeituras e mais de
50% dos municípios já aderiram ao programa. E, quem mais se beneficia de tudo isso, é o
cidadão. Afinal, de nada vale a melhor tecnologia se o governo não se colocar no lugar da
população e do que ela espera. É preciso ter empatia e, com esse sentimento, vamos em
busca do objetivo de um Rio de Janeiro 100% digital.
Como entusiasta da transformação digital, também percebi que o conceito “figital” é um
grande diferencial na oferta dos serviços públicos, tanto para o cidadão que hoje já pode
realizar diversas ações de forma digital, quanto aqueles que preferem o atendimento
presencial nas unidades físicas. O estado será pioneiro nesse tema, ou seja, um Rio de
Janeiro que olha para todos. Essa mudança para o digital é um processo sem volta e, em
breve, teremos novas gerações de cidadãos em cujas vidas a digitalização será rotina.
Pessoas que irão se desacostumar com a burocracia e, portanto, terão mais tempo para o
lazer, para a família e para usufruir de uma melhor qualidade de vida. Esta, por sinal, deve
ser a meta da governança digital: a qualidade de vida. Seja na Estônia, no estado do Rio ou
no Brasil, a transformação digital transforma vidas.
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