Publicado 02/10/2024 00:00
A inteligência artificial é o presente. Podemos pensar em futuro com as ferramentas que já temos hoje nas nossas mãos. Assim como no passado recente o advento da internet tornou definitivo o mundo globalizado, a IA já revoluciona os mais diversos setores da economia como saúde, segurança, negócios, varejo, infraestrutura, e, claro que no campo da educação profissional não seria diferente.
PublicidadeA IA, quando utilizada de forma ética e responsável na educação, pode beneficiar a todos: alunos, educadores e instituições. Instrutores de ensino podem, por exemplo, desenvolver materiais mais adaptados às necessidades e aos interesses dos alunos, utilizar a IA para automatizar tarefas repetitivas como correções de provas e gestão de registros; a IA pode viabilizar uma educação mais acessível a pessoas de diferentes regiões.
Inclusão, aliás, é o mote de todas as iniciativas do Senac RJ no estado. E, atualmente, falar em inclusão social também é falar de inclusão digital, já que as oportunidades mais valorizadas do mercado de trabalho estão ligadas às novas tecnologias. Analisando o cenário nacional, dados divulgados pela consultoria IDC apontam que o mercado de IA no Brasil está crescendo a uma taxa anual de 30%. Por aqui, 72% das empresas já utilizam IA em suas operações. E, para atender a este mercado com grande potencial é preciso investir em qualificação.
É com este pensamento que o Senac RJ, como instituição de ensino profissionalizante reconhecida por sua atuação no estado, mantém os “pés” no presente e os “olhos” no futuro. Nos últimos anos vem investindo fortemente na capacitação de jovens para o mundo do trabalho, adequando demandas tecnológicas emergentes ao setor de Comércio, Serviços e Turismo.
Como exemplos, temos a abertura da Cápsula de Inovação este ano no Centro do Rio, local onde são realizadas periodicamente palestras e workshops gratuitos com especialistas; duas edições do festival Senac Rio Summit, evento que democratiza e torna acessíveis ao público geral os principais tópicos discutidos no Web Summit Rio, do qual o Senac RJ é parceiro; e, o lançamento do novo Ensino Técnico Integrado ao Médio, que terá início em 2025.
Essa é a primeira oferta de cursos já alinhados às diretrizes do Novo Ensino Médio e um passo importante para preparar nossos alunos para um mercado de trabalho em constante transformação. Esse novo modelo educacional abrange três mil horas, sendo que a Formação Básica compreende as competências das áreas do conhecimento, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas tecnologias; Linguagens e suas tecnologias; Ciências humanas e sociais aplicadas; Matemática e suas Tecnologias. Inteligência Artificial será uma das opções que o aluno poderá escolher no Senac RJ como Formação Técnica e Profissional.
Ao oferecer iniciativas inclusivas a jovens das classes D e E, em subempregos ou considerados “nem-nem” (nem estudam e nem trabalham), o Senac RJ, como signatário do Pacto Global da ONU, reforça seu compromisso de reduzir o abismo digital e, consequentemente, social, por meio da difusão do conhecimento. Toda inovação tecnológica é positiva se utilizada a favor da sociedade, para promoção de cultura, lazer, saúde e, principalmente, para uma formação educacional igualitária que permita transpor barreiras e potencializar talentos.
* Por Sérgio Ribeiro, diretor regional do Senac RJ
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.